Vencedor da MG Sand Experience deu nota positiva à prova
As autoridades organizadoras da prova estavam satisfeitas com os resultados obtidos e a projecção dada ao evento. A Sport TV fez a cobertura em direto de acontecimento, com o auxílio de um drone. Os restaurantes aproveitaram e Monte Gordo parecia ter regresado a um dia de férias.
A Praia de Monte Gordo deu boa nota para poder receber eventos de grande envergadura, pois a extensa frente de mar e os apoios que existem junto aos parques de estacionamento, acolheram bem a experiência e tudo pareceu rolar como se a prova já estivese ali encaixada há tempo.
Yentel Martens e Keveen Rochereau foram os vencedores deste sábado e, logo no arranque, deram nota de estarem já alguns degraus acima dos restantes concorrentes. A areia também desempenhou o seu papel de encalhar e permitir desencalhar as motos.
O motojornal.pt, afirma que «primeiro dia do Monte Gordo Sand Experience foi a demonstração de que quando uma prova é bem organizada, neste caso pelo Automóvel Club Portugal, os fãs respondem positivamente à chamada e ajudam a tornar todo o evento de motos num espetáculo sem igual!»
Esta é a última e decisiva ronda da temporada de estreia da Taça do Mundo FIM de Corridas na Areia.
A primeira manga das motos arrancou, como previsto, às 11H00, e o foco estava na luta pelo título entre Todd Kellett (Yamaha) e Yentel Martens (Honda). A vantagem acabou por ser para o belga, que ultrapassou Kellett na parte inicial da prova, para nunca mais largar o comando. Kellett foi o segundo classificado, sendo o pódio fechado por Daymond Martens (Honda).
Entre os concorrentes portugueses, que enfrentavam aqui uma novidade em termos de piso, o melhor foi Ricardo Freire (KTM), que terminou na 11ª posição, logo seguido de Gonçalo Reis (GasGas), a efetuar aqui uma boa prova, ainda em modo recuperação, e de André Sérgio (Beta).
Segendo o motojornal, foram «pProblemas de refrigeração na sua Yamaha levaram a que o pluricampeão de todo-o-terreno, António Maio, não terminasse a manga, assim como Paulo Alberto e Luís Outeiro, que rodaram entre os primeiros na fase inicial da corrida».
Yentel Martens, o vencedor, em declarações àquele jornal referiu que «Foi bom, tive uma boa partida, apesar do Todd me passar. Estive atrás dele algumas voltas, mas depois passei-o, mantive a calma, aumentei o ritmo e tudo correu bem, inclusive com a paragem nas boxes, estou muito feliz de ter conseguido terminar em primeiro. O circuito é bom, com boa areia, gostei muito da parte mais técnica, pois mesmo com o passar da prova não estava a ficar esburacada. Estou contente por haver mais provas em areia na Europa, espero que esta competição continue, é uma boa zona para ficarmos»