A sinfonia entre terra e mar engarrafada no Algarve
UCA Violinista é como uma sinfonia entre terra e mar engarrafada no Algarve, no dizer dos seus criadores. Nascido da dança singular entre a terra e o mar na Ria de Alvor, o vinho UCA Violinista celebra a riqueza natural do Algarve.
As vinhas, localizadas no barlavento algarvio, beneficiam da brisa marítima e da proximidade privilegiada com a Ria de Alvor, um ecossistema único com 27 hectares de extensão.
Trata-se de um legado de sabor e sustentabilidade, com a experiência adquirida no projeto vinícola de sucesso Arvad, os criadores do UCA Violinista, liderados pelo premiado enólogo Bernardo Cabral, apostam em vinhos frescos e com forte identidade algarvia.
As variedades tinto, branco e rosé caracterizam-se pelo baixo teor alcoólico e pela produção sustentável, com práticas de intervenção mínima e métodos ecológicos.
Um ‘terroir’ único e um símbolo icónico
A Ria de Alvor, um verdadeiro santuário da vida selvagem, alberga o caranguejo-violinista (Uca tangeri), espécie que inspirou o nome do vinho. Este crustáceo, exclusivo do sul da Península Ibérica, agita a sua enorme pinça como se tocasse violino, num ritual de sedução único.
Tal como o caranguejo-violinista é um símbolo da Ria de Alvor, o vinho UCA Violinista procura ser a expressão deste terroir singular. As vinhas, cultivadas em solo argilo-calcário com recurso a técnicas de rega eficientes e práticas de proteção biológica, refletem o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do ecossistema local.
Na explosão de sabores algarvios, encontramos o tinto com notas de frutos vermelhos maduros, chocolate preto e bergamota, este vinho suave e ligeiramente salgado harmoniza na perfeição com entradas e pratos de carne.
O branco com o aroma tropical e cítrico, com nuances de erva doce e mineralidade, alia-se a um sabor fresco e salgado, ideal para acompanhar marisco e peixe grelhado.
E o ‘rosé‘ com um tom rosado delicado e notas de groselha e goiaba, fresco e salino é perfeito para saladas, marisco e pratos asiáticos.
UCA Violinista: um convite à celebração
Com a chegada da primavera, a vinha ganha vida e o caranguejo-violinista regressa ao sapal, celebrando a renovação da natureza. Os vinhos UCA Violinista, frescos e marítimos, convidam a desfrutar dos sabores da Ria de Alvor em momentos de festa e descontração, tal como o caranguejo-violinista dança ao ritmo das marés.
Os vinhos UCA Violinista estão disponíveis na Adega Arvad, no Algarve, e na garrafeira do restaurante O Bem Disposto, em Lisboa.
Fundada por Pedro Garcia de Matos, a Sociedade Agrícola do Rio Arade dedica-se à produção de vinhos de qualidade, com foco na preservação da casta autóctone Negra Mole e na promoção de práticas agrícolas sustentáveis. O projeto, com 27 hectares de vinha, prevê a criação de projetos de enoturismo na Ria de Alvor.