Planeamento Sustentável na Eurocidade do Guadiana
O Grupo Intermunicipal de Planeamento Urbano e Ordenamento do Território da Eurocidade do Guadiana já se reuniu para analisar a aplicação da experiência-piloto de Planeamento Territorial Sustentável 2030.
Esta experiência aplica-se a Ayamonte, Castro Marím e Vila Real de Santo António e tem aval da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da União Europeia, da Associação Europeia das Regiões Fronteiriças e a Missão Operacional Transfronteiriça.
Técnicos e dirigentes políticos das três localidades e a equipa da Eurocidade do Guadiana têm estado a analisar o projeto e a organizar os trabalhos, segundo anunciaram.
A iniciativa Fronteiras Resilientes financia dez experiências-piloto de coordenação territorial em espaços transfronteiriços em diferentes regiões europeias.
A Eurocidade do Guadiana vai realizar um estudo para melhorar a coordenação dos planos de planeamento urbano e territorial para que os municípios possam crescer de forma coordenada. As ações a desenvolver são 100% financiadas pela União Europeia.