Vida e Obra de Carlos Brito exposta em Alcoutim
No final do Século XX, ano de 1999, Carlos Brito, fixou residência em Alcoutim, terra nordestina do Algarve, na qual foi bem acolhido e em cuja vida local se integrou, chegado a fazer parte da Assembleia Municipal.
Participou na vida e crescimento de associações locais de desenvolvimento e na fundação do Jornal do Baixo Guadiana, órgão de divulgação da vida e crescimento das comunidades locais, sempre no combate ao despovoamento e desertificação do interior e em prol da cultura transfronteiriça, de amizade e cooperação com os povos da vizinha Espanha.

Assim, aos 90 anos, Carlos Brito vê expostos na praça principal da sede do concelho, retalhos da sua vida e obra, uma vida repleta de acontecimentos, alguns dos quais entroncam com o papel que desempenhou no êxito da Revolução de Abril de 1974, quando coordenava o PCP na região de Lisboa. Carlos Brito afirmou-se «muito comovido e sensibilizado» e também «muito honrado» com a exposição que lhe foi dedicada.
A literatura ocupa lugar de relevo na vida de Carlos Brito e, desde que chegou a Alcoutim, aprofundou uma extensa obra entre a poesia, o conto e o romance. O dia da inauguração da exposição viu ser dada à estampa mais um livro da sua autoria «Estar Presente», apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Este livro será amanhã apresentado em Lisboa, porém Carlos Brito considerou importante que a primeira apresentação tivesse lugar em Alcoutim, a terra que o acolheu.
O homenageado declarou-se muito comovido e sensibilizado, declarando que a sua ligação profunda ao concelho de Alcoutim, é fruto da sua própria vontade.

Carlos Brito nasceu em Moçambique e chegou a Alcoutim com 4 anos e aí regressou depois de uma vida cheia de lutas e combates pela liberdade e a democracia. Do currículo, são de destacar os diversos cargos na liderança no PCP, os 16 anos como deputado à Assembleia da República, 15 dos quais como líder parlamentar, tendo-se desfiliado do partido no ano 2003, por divergências políticas e ideológicas.
Foi, ainda em representação do PCP, candidato à Presidência da República, em 1980, tendo desistido da candidatura a favor do General Ramalho Eanes.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, destacou a importância de Carlos Brito na vida política e na história do concelho que assumiu como sendo seu.
fotos: créditos JORNAL DO ALGARVE