Antigas

Secagem de Lamas pelo Sol na ETAR de V.R.S.António

O concurso público decorre sobre de modelo de conceção-construção, com a elaboração do projeto de execução por parte do empreiteiro. O prazo termina na próxima quarta-feira. A obra têm um orçamento de 2,2 milhões de euros e um prazo de execução de 355 dias, adianta a empresa AdA, também responsável pelo tratamento das águas residuais.

Vai ser construída uma estufa para secagem das lamas e incluído o sistema de transporte das mesmas já desidratadas para aquela estufa, estando no processo o sistema de remoção da estufa e o transporte para galera de armazenamento, a báscula de pesagem e a integração da instalação no sistema de telegestão de saneamento da Águas do Algarve.

Segundo a AdA, a obra visa complementar a fase sólida do sistema de tratamento da ETAR de Vila Real de Santo António e adicionar uma nova etapa de secagem solar das lamas produzidas, o que permite reduzir o volume e a quantidade de lamas finais a transportar para valorização ou para aterro.

A nota destaca que a empreitada apresenta «mais-valias a nível ambiental, assegurando quer uma melhor qualidade das lamas produzidas, quer uma redução do número de transportes necessário para envio das lamas a destino final, com todas as consequências positivas inerentes a esta situação».

As lamas são consideradas um produto inevitável resultante do tratamento de águas residuais e a ETAR de Vila Real de Santo António produz anualmente cerca de 3.600 toneladas, revelaram. Este volume representa um custo anual de cerca de 121.000 euros para envio a destino final, com um teor médio de matéria seca de 21%.

O projeto tira partido das condições climatéricas da região do Algarve, nomeadamente o elevado número de dias de sol, pelo que a empresa defende que «a construção de um sistema de secagem solar de lamas que permita obter um índice de sicidade significativamente superior».

jestevaocruz

Recent Posts

Quinto Centenário reabre em Ayamonte

Sob um novo conceito, reabriu em Ayamonte o «Quinto Centenário» um quiosque histórico trazendo o…

14 horas ago

Alcoutim rasteou cancro da pele

Nos dias 19 e 20 de maio decorreu mais uma ação de rastreio gratuito do…

15 horas ago

Protetores solares devem ter uso diário

O uso de protetores solares é essencial para quem vai à praia mas eles também…

15 horas ago

Alentejo e Ribatejo apostam no vinho e na cultura

O presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, destacou esta segunda-feira, 22…

16 horas ago

‘Lagoa Wine Show’ regressa em junho como referência nacional do vinho

De 6 a 9 de junho, a cidade de Lagoa volta a ser o palco…

1 dia ago

Luísa Costa Gomes vence Grande Prémio dst com “Visitar Amigos e Outros Contos”

O livro “Visitar Amigos e Outros Contos”, de Luísa Costa Gomes, venceu a edição deste…

3 dias ago