Rede Azul de Teatros do Algarve lança bolsa de espetáculos
Algarvefoz-destaques

Rede Azul de Teatros do Algarve lança bolsa de espetáculos

A Rede Azul de Teatros do Algarve, composta por municípios, hoje a criação de uma bolsa de espetáculos para fomentar a artística e a produção de projetos inovadores em diversas áreas.

«A bolsa destina-se a todas as estruturas culturais do Algarve, com o objetivo de que cada parceiro da Rede programe no próximo ano, pelo menos espetáculo,» afirmou Dália Paulo, representante do município de Loulé e uma das parceiras rede.

A iniciativa integra o Plano de Atividades para 2025 da Rede Azul, apresentado hoje na cidade de Lagos distrito de Faro. Segundo Dália Paulo, ex-diret regional de Cultura do Algarve, a bolsa, dirigida a agentes culturais com personalidade jurídica sediados no Algarve, visa «facilitar a itinerância de artistas e espetáculos na região.»

«Pretende-se condições para a circulação da criação artística nas várias áreas no Algarve, alcançando mais públicos e incentivando as estruturas culturais a enfrentarem novos desafios criativos,» destacou.O projeto busca «promover e consolidar a circulação nos campos musical, teatral, performativo e coreográfico

Criada em 2016, Rede Azul de Teatros do Algarve tem como objetivo estimular a criação, circulação e promoção da oferta cultural existente na região no âmbito das artes performativas e seus desramentos, equipamentos culturais de 13 dos municípios algarvios.

Além da bolsa de espetáculos, o Plano de Atividades Rede Azul inclui o lançamento de um concurso de criação artística para as estruturas culturais do Algarve, bem como conferências e seminários ao longo deste ano.

O concurso de criação artística visa conceber e apresentar uma obra no campo das performativas, cuja estreia ocorrerá em 2026, em data ainda a definir. projeto vencedor será exibido nos 13 equipamentos municipais que compõem a rede.

com Lusa
Alcoutim
Back to top button