Queda do Governo adia algumas medidas de apoio à Comunicação Social >
AlgarveSociedade

Queda do Governo adia algumas medidas de apoio à Comunicação Social

O Governo assegura aumento da comparticipação do Porte Pago e reforço da publicidade institucional nos media regionais

No passado dia 13 de março, a Direção da Associação Portuguesa de Imprensa (API) reuniu-se com o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, para analisar as recentes medidas aprovadas pelo Governo no âmbito do Plano de Ação para a Comunicação Social (PACC). A reunião foi agendada antes da dissolução do Parlamento e da consequente queda do Governo.

Durante o encontro, foi assegurado que a comparticipação do Incentivo à Leitura (Porte Pago) será aumentada de 40% para 80%, após a publicação oficial da decisão aprovada pelo Conselho de Ministros. Nessa altura, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) serão notificadas e procederão à implementação da medida. Esta alteração tem sido uma reivindicação histórica da API.

Outra medida garantida foi a obrigatoriedade de entidades públicas gestoras de fundos comunitários publicitarem nos órgãos de comunicação social regionais e locais, nos concelhos onde forem realizados os investimentos. A portaria que regulamenta esta decisão será publicada nos próximos dias, atendendo a outra exigência de longa data da API.

O Governo avançará ainda com um plano de formação para jornalistas e para órgãos de comunicação social, em conformidade com o PACC.

Contudo, devido à queda do Executivo, algumas medidas não avançarão nesta legislatura. Entre elas, destaca-se o mecanismo de descontos nos serviços da Agência Lusa para os media regionais e locais e o plano de comparticipação no pagamento de assinaturas digitais de jornais e revistas para adultos, que a API considera essencial para o setor.

A associação foi ainda informada sobre dois estudos em curso para o setor dos media: um sobre o mercado jornalístico, conduzido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, e outro sobre Inteligência Artificial nos Media, da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian.

A API solicitou também a prorrogação do prazo de candidaturas aos Incentivos para a Comunicação Social Regional e Local, cujo término está previsto para 21 de março, face à incerteza gerada pela ausência de aprovação das alterações previstas no PACC. Aguardam-se agora esclarecimentos oficiais.

No contexto do Plano Nacional de Literacia Mediática, aprovado recentemente, a API reforçou a importância da sua inclusão no grupo de trabalho responsável por definir medidas para a promoção da imprensa na sociedade.

A associação continuará a acompanhar a implementação das medidas em curso e a defender os interesses do setor, mantendo os seus associados informados sobre desenvolvimentos relevantes.

Alcoutim
Back to top button
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com