
Vila Real de Santo António (VRSA) lançou uma plataforma digital, acessível em bairrodigital.vrsa.pt, com o objetivo de promover o comércio local e aproximar comerciantes e consumidores. A iniciativa, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais, representa um investimento de 895.212,33 euros.
A plataforma permite aos munícipes, e a quem estiver fora do concelho, consultar e adquirir produtos e serviços de estabelecimentos locais. Na apresentação pública, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo, destacou a ferramenta como um «convite à colaboração, à união e à valorização do nosso tecido económico local».
Atualmente, 90 lojas localizadas na zona pedonal do Centro Comercial a Céu Aberto já estão inscritas. A autarquia pretende expandir o projeto a todos os comerciantes do concelho até setembro de 2025.
O desenvolvimento técnico da plataforma foi realizado em parceria com os CTT, a Mygon e a Marketividade, esta última responsável pela criação da marca VRSA Digital. A marca tem como objetivo posicionar VRSA como um território com forte identidade comercial, capaz de se afirmar na transformação digital, apoiando os comerciantes, reforçando a ligação à comunidade e promovendo a oferta local.