AlgarveDestaqueUniversidade

Novo Edifício Digital em Gambelas

Universidade do Algarve recebe financiamento europeu

A Universidade do Algarve (UAlg) vai construir um novo Edifício Digital no Campus de Gambelas, em Faro, com um investimento total de 7,26 milhões de euros, aprovado pelo Conselho de Ministros no dia 7 de agosto de 2025.

O projeto receberá financiamento de 60% através do Programa Regional ALGARVE 2030, que utiliza Fundos Europeus da Política de Coesão.

O novo edifício visa reforçar as infraestruturas da UAlg para cursos técnicos de ensino superior de curta duração, nomeadamente os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

A iniciativa tem como objetivo diversificar a oferta formativa da universidade em áreas alinhadas com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) do Algarve, focando-se na resposta aos desafios da transição digital.

A infraestrutura moderna incluirá espaços para ensino híbrido, um laboratório de informática avançado e equipamentos tecnológicos sustentáveis.

Espera-se que o edifício impulse a oferta de cursos nas áreas digitais e tecnológicas, com ênfase nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e nos CTeSP com forte componente prática nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

O investimento no Edifício Digital da UAlg faz parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer a rede de infraestruturas do ensino superior na região do Algarve. Uma segunda fase do projeto inclui a construção de um novo edifício no futuro Campus de Portimão, também com apoio do ALGARVE 2030. A iniciativa pretende aumentar a atratividade da região, promover a coesão territorial e qualificar o capital humano.

Fonte: CCDR Algarve – Algarve 2030

Alcoutim
Mostrar mais
Back to top button