DestaqueUncategorized

Novas Rotas Portugal–Cabo Verde podem vir a ser permanentes

A easyJet anunciou a abertura de cinco ou seis, segundo algumas fontes, novas rotas entre Portugal Lisboa e Porto e várias ilhas de Cabo Verde (Sal, Boa Vista, Praia e São Vicente) já para o próximo inverno.

Esta expansão representa um aumento de 225% na conetividade entre os dois países, com mais de 210 mil lugares disponíveis durante a época de inverno. O principal objetivo declarado pelas autoridades e pela companhia aérea é potenciar o turismo em Cabo Verde, que tem o inverno como estação alta, ao contrário de Portugal.

As rotas também visam facilitar a ligação da vasta diáspora cabo-verdiana residente em Portugal e noutros países europeus, permitindo viagens mais frequentes e acessíveis. Além do turismo, as novas ligações beneficiam emigrantes, empresários, agentes culturais, estudantes e outros segmentos da população.

A easyJet já confirmou que, após o sucesso das rotas inaugurais para o Sal, vai prolongar as operações para além do inverno, estendendo-as ao verão de 2025 e prevendo continuidade anual, caso a procura se mantenha elevada.

O diretor-geral da easyJet em Portugal afirmou que a companhia faz avaliações regulares e, se a operação for bem-sucedida, a tendência é manter ou até aumentar a oferta nos anos seguintes.

«Com mais de 210 mil lugares disponíveis este inverno para as ilhas de Cabo Verde, não estamos apenas a aumentar a ligação, mas também a criar oportunidades para as comunidades locais, o turismo e o reforço dos laços económicos com a região», declarou José Lopes, diretor-geral da easyJet em Portugal.

«A adição de Cabo Verde à rede de rotas da EasyJet traduz um novo capítulo da conectividade do país com o mundo e, inevitavelmente, o início de uma nova etapa do turismo.», disse, por sua vez Carlos Santos, ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde.

As novas rotas são uma aposta estratégica para o turismo e para a diáspora, não especificamente para trabalhadores da hotelaria. A operação tem potencial para se tornar permanente, dependendo da procura e dos resultados das primeiras temporadas. A mobilidade de trabalhadores pode ser beneficiada indiretamente, mas não é o foco central da iniciativa.

Alcoutim
Back to top button