O Município de Castro Marim expressou o «mais profundo pesar» pelo falecimento de António Manuel Martins Pereira, presidente da Junta de Freguesia do Azinhal, nascido a 27 de fevereiro de 1946.
Pôe em relevo que este cidadão dedicou toda a sua vida à causa pública e às pessoas, liderando a freguesia do Azinhal durante vários anos com dedicação, compromisso e integridade, «sempre com proximidade para com a comunidade e preocupação com o seu bem-estar».
Além de ter sido também vice-presidente no primeiro mandato liderado pelo dr. José Estevens, foi vereador da Câmara Municipal de Castro Marim e membro da Assembleia Municipal e da Assembleia de Freguesia do Azinhal, teve uma longa experiência política e um profundo conhecimento da freguesia do Azinhal e das suas gentes.
António Pereira foi um grande dirigente e fundador do enorme movimento associativo do concelho, tendo sido fundador e presidente da Casa do Povo do Azinhal, da Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal, da Associação Nacional de Criadores de Cabra de Raça Algarvia, Associação de Defesa Sanitária do Concelho de Castro Marim e do Rancho Folclórico do Azinhal, acreditando sempre na força da comunidade e no poder da participação cívica, diz-nos o Município.
Ao longo de 20 anos foi presidente da União Desportiva Castromarinense, «deixando uma grande marca no clube através do seu trabalho em prol do desporto e da juventude, sendo fundamental para o crescimento do emblema».
Durante a sua carreira política, em 1982 foi eleito presidente da Junta de Freguesia do Azinhal pela primeira vez, pelo PPD/PSD, tendo voltado a ser o rosto para o cargo em 2017 até às últimas eleições autárquicas em 2025, que venceu com 46,7% dos votos.
Foi também presidente da comissão política concelhia do PSD de Castro Marim em 2017 e presidente da Mesa da Assembleia de Secção em 2023.
«É com enorme pesar que o Município de Castro Marim endereça à família enlutada e amigos as sentidas condolências, e como símbolo de reconhecimento da importância para o concelho»,
A presidente da autarquia, Filomena Sintra, propõs e decretou dois dias de Luto Municipal a acontecer na segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de janeiro, com a inerente colocação a meia haste da bandeira em todos os edifícios municipais do concelho, recomendando às Freguesias que, através das respetivas Juntas, procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias.
A presidente, para além do sentimento institucional refletido nesta nota de pesar, manifesta o seu «profundo reconhecimento pessoal de quem cresceu e acompanhou toda a sua presença pública e o seu entusiasmo político em prol do crescimento de Castro Marim»
As informações sobre as cerimónias fúnebres serão divulgadas em breve.


