Destaque

Municípios podem candidatar-se a mais 40 milhões de euros

Melhorias no Ciclo Urbano da Água

No dia em que se assinala o Dia Nacional da Água, o Programa Regional Algarve 2030 lançou um aviso-convite (ALGARVE-2024-58) incentivando os municípios da região a apresentarem candidaturas para um investimento total de 40 milhões de euros em projetos de melhoria do ciclo urbano da água em baixa.

O financiamento destina-se a apoiar operações que visem:

Expansão da Cobertura de Saneamento, destinada a aumentar o acesso a serviços de saneamento para mais residentes; Construção e Recuperação de Infraestruturas, para investir em novas infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, bem como na recuperação das existentes; Redução da Intrusão Salina: para reabilitar e construir infraestruturas que minimizem a intrusão salina nos sistemas urbanos;
construir e reabilitar infraestruturas de ligação de água em áreas com ausência ou deficiente funcionamento da rede pública.

De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, o apoio a estas iniciativas é um pilar fundamental da política regional de resiliência hídrica.

A CCDR Algarve, em colaboração com a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), está a trabalhar na alocação de mais fundos europeus para o ciclo urbano da água, no âmbito da reprogramação em curso do Portugal 2030. O objetivo é aumentar a eficiência, reduzir as perdas de água e mitigar os efeitos da intrusão salina.

A CCDR sublinha que a implementação destes investimentos é crucial para que a região consiga executar integralmente as verbas disponíveis para o ano de 2025.

Alcoutim
Mostrar mais
Back to top button