Meteorito em Badajoz

𝐁𝐨𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐠𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐭𝐫𝐚𝐯𝐞𝐬𝐬𝐨𝐮 𝐨 𝐜𝐞́𝐮 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐝𝐚𝐣𝐨𝐳 𝐞𝐫𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐫𝐨𝐜𝐡𝐚 𝐚 𝟏𝟐𝟕 𝐦𝐢𝐥 𝐪𝐮𝐢𝐥𝐨́𝐦𝐞𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐫 𝐡𝐨𝐫𝐚

Uma enorme bola de fogo foi detetada na madrugada desta segunda-feira a cerca de 104 quilómetros de altitude, sobre Fuenlabrada de los Montes (Badajoz). O fenómeno luminoso avançou em direção a Ciudad Real, até se extinguir a 29 quilómetros de altura sobre El Guijo, na província de Córdoba.

O fenómeno foi registado pelos detetores do projeto Smart, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC). Segundo o astrofísico José María Madiedo, a rocha tinha origem num cometa e entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade impressionante — 127 mil quilómetros por hora.

O impacto com o ar fez com que a superfície do meteoroide atingisse temperaturas de vários milhares de graus, gerando a intensa luminosidade que pôde ser observada em grande parte do país.

A passagem foi captada pelos observatórios astronómicos de Huelva, La Hita (Toledo), Calar Alto (Almería), Sierra Nevada, La Sagra (Granada) e Sevilha, às 02h44, e apresentava um brilho comparável ao da Lua cheia, tornando-a visível em toda a Península Ibérica.
Alcoutim
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button