Mensagem de Natal do Bispo do Algarve

D. Manuel de Melo

A mensagem de Natal de D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, manifesta as preocupações da Igreja no Algarve para com os migrantes e refugiados e apela ao estabelecimento de pontes no acolhimento de quem é diferente.

D. Manuel de Melo realça que «Celebrar o Natal deve constituir para todos uma oportunidade para assumir a decisão de abater toda a espécie de muros, unir margens, comunicar, construir pontes, estabelecer uma relação com quem é diferente de nós, pela língua, cultura, religião… acolher e partilhar realidades novas, construir a fraternidade em todas as direções”.

Tendo em atenção que ao espaço da Diocese di Algarve se tem verificado, ao longo dos últimos meses, a chegada de imigrantes ilegais em embarcações precárias, oriundos do norte de África, o prelado lembra que famílias inteiras procuram um lugar para viver em paz, enfrentado riscos de vida, solicitando que sejam acolhidos os que fogem da guerra e da fome ou têm de deixar a sua própria terra «por causa de discriminações, perseguições, pobreza e degradação ambiental».