Destaquevrsa

Mais de uma tonelada de Chorão-das-Praias retirada

Espécie invasora removida da Mata das Dunas de Vila Real de Santo António e Monte Gordo

Uma ação conjunta entre a Universidade de Évora (através do projeto Zimbral 4 LIFE), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a associação Sukyo Mahikari resultou na remoção de mais de uma tonelada e meia de chorão-das-praias ( Carpobrotus edulis*) da Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António.

A iniciativa, que decorreu ao longo de três dias, teve como objetivo combater a proliferação desta espécie invasora, que representa uma ameaça para a biodiversidade local. O chorão-das-praias é conhecido pela sua capacidade de se espalhar rapidamente, sufocando a vegetação nativa e alterando os ecossistemas dunares.

Esta colaboração representa uma continuidade dos esforços realizados no ano anterior, demonstrando um compromisso crescente com a proteção da Mata Nacional. Segundo os organizadores, o impacto destas ações tem sido cada vez mais significativo, contribuindo para a recuperação e preservação deste importante espaço natural.

O ICNF utilizou as hashtags #ICNFsomosTODOSnos e #drcnfAlgarve, juntamente com a hashtag #invasoras e #life para promover a iniciativa nas redes sociais e aumentar a consciencialização sobre a importância da gestão de espécies invasoras.

Alcoutim
Mostrar mais
Back to top button