>
Notícias

Maio 6, 2025

O Algarve vai assumir até 2027 a presidência da eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia (EUROAAA), numa cerimónia marcada para quinta-feira, em Mértola, com a presença dos presidentes das três áreas territoriais que compõem a estrutura de cooperação luso-espanhola.

Os presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, e do Algarve, José Apolinário, e o Presidente da Junta da Andaluzia, Juan Manuel Moreno Bonilla, vão estar presentes e participar numa reunião do Conselho Plenário da Comunidade de Trabalho da EUROAAA, adiantou a CCDR algarvia num comunicado.

O Conselho Plenário é o “órgão de decisão da cooperação entre as regiões do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia” e junta os seus “principais líderes institucionais”, que vão, durante o encontro, analisar o relatório de atividades 2023-2024, debater o futuro da cooperação euro-regional, apresentar a nova Estratégia do Baixo Guadiana e celebrar a passagem da presidência da EUROAAA para o Algarve, até 2027, adiantou a CCDR.

A comissão regional algarvia esclareceu que a presidência da Comunidade de Trabalho “Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia” é rotativa, por períodos de dois anos e por cada uma das regiões, e a sua passagem é um momento simbólico que reforça o compromisso do trabalho conjunto da eurorregião.

FARO: Universidade do Algarve acolhe colóquio “Cinemas do Mediterrâneo” dias 15 e 16

A Universidade do Algarve (UAlg) vai acolher o III Colóquio Internacional “Cinemas do Mediterrâneo”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Estudos Fílmicos do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), em 15 e 16 de maio, em Faro.

O auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, no dia 15, e o auditório 1.4 do complexo pedagógico, no dia 16, vão receber os trabalhos do colóquio, que visa “promover o diálogo intercultural e estimular a criação de parcerias tendo em vista a investigação do cinema nos países mediterrânicos”, explicou a organização num comunicado.

Sob o tema “Cinema e Turismo”, o colóquio vai contar com a participação de 20 investigadores oriundos da UNCW – Universidade de Wilmington, Carolina do Norte – Estados Unidos, destacou o CIAC, sublinhando que estarão também presentes investigadores do Reino Unido, Brasil, Espanha, Itália e Portugal.

FARO: Instituições algarvias recebem 438 toneladas de alimentos de supermercado

Um conjunto de 60 instituições de solidariedade do distrito de Faro receberam 428 toneladas de alimentos doados pela cadeia de supermercados Pingo Doce, em 2024, anunciou o grupo de retalho alimentar.

Este apoio solidário às instituições algarvias é feito com “base regular” e está inserido num programa de donativos da cadeia de supermercados, denominado “Alimenta o Bairro”, contextualizou a empresa num comunicado, salientando que, a nível nacional, os donativos alimentares atingiram as 7,1 mil toneladas em 2024.

As associações recebem “excedentes alimentares que já não podem ser vendidos, por exemplo, por terem as suas embalagens danificadas ou por se aproximarem do fim da validade, mas que estão conformes com os padrões de segurança”, esclareceu.

Foz com Lusa

Alcoutim
Back to top button
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com