Bruxelas, 03 de Julho – Dirigentes locais e regionais da União Europeia uniram-se à Comissária Europeia para o Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva, Jessika Roswall, para impulsionar a resiliência hídrica em todo o continente.
A iniciativa visa integrar a segurança da água em todas as políticas da UE, com o envolvimento ativo de municípios e regiões.
O anúncio formal ocorreu durante a sessão plenária do Comité das Regiões Europeu (CR) em 2 de julho, que marcou o lançamento da resiliência hídrica como prioridade estratégica para o mandato 2025-2030.
Em debate, líderes e especialistas europeus enfatizaram a necessidade urgente de enfrentar os desafios crescentes relacionados com a água, agravados pelas mudanças climáticas.
Eventos climáticos extremos, como inundações e secas, representam uma ameaça para os ecossistemas, infraestruturas e para o tecido social das comunidades.
Os líderes regionais defendem que, devido ao seu conhecimento das condições locais, têm um papel crucial no desenvolvimento de estratégias específicas para assegurar sistemas hídricos resilientes e proteger o bem-estar da população.
A Comissária Roswall apresentou a Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica e incentivou o envolvimento dos órgãos de poder local e regional na sua elaboração e implementação.
Os participantes sublinharam a importância da cooperação em vários níveis e da participação precoce dos municípios e das regiões nos processos decisórios da UE, defendendo o apoio a estratégias integradas de gestão da água e a promoção de soluções inovadoras e baseadas na natureza.
«A água já não é apenas uma questão de ambiente – é uma questão de segurança, coesão e sobrevivência”, afirmou Kata Tüttő, presidente do CR e correlatora do parecer sobre a Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica. “Para construir uma verdadeira resiliência, precisamos de financiamento flexível, tomada de decisões inclusiva e responsabilização a todos os níveis.»
A Comissária Roswall reforçou a importância da colaboração: «Não pode haver solução sem cooperação. Estamos a apoiar as regiões e cidades da UE para que se tornem mais resilientes à água, uma vez que muitas decisões sobre a gestão da água são tomadas a nível local e regional.», disse ela.
Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, salientou a urgência de medidas para fortalecer a resiliência hídrica através da gestão sustentável da água e implementação de ações locais.
O CR convida os seus membros a partilharem iniciativas locais bem-sucedidas, com o objetivo de criar uma base de conhecimento partilhada e demonstrar a liderança dos municípios e regiões da UE neste domínio.
Contexto:
- Em 24 de junho, a Comissão ENVE designou Kata Tüttő, presidente do CR, e Juanma Moreno, primeiro vice-presidente, correlatores do Parecer – Estratégia europeia de resiliência hídrica.
- A 15 de maio, o Comité das Regiões adotou as suas prioridades estratégicas para 2025-2030 para reforçar a coesão, a resiliência e a proximidade em toda a UE.
- A Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos de 2025 realizou-se em Nice, França, de 7 a 13 de junho, coorganizada pela França e pela Costa Rica.