
Incidências do Furacão Gabrielle e o Algarve
O furacão Gabrielle, atualmente classificado como categoria 4, encontra-se no Atlântico e dirige-se para o arquipélago dos Açores. A sua passagem está prevista entre quinta-feira à noite e sexta-feira, com ventos que podem atingir até 150 km/h e ondas superiores a 10 metros.
Após atravessar os Açores, Gabrielle deverá perder intensidade ao encontrar águas mais frias, transformando-se numa tempestade extratropical. Ainda assim, poderá influenciar o estado do tempo em Portugal Continental, incluindo o Algarve.
Impactos Potenciais no Algarve
Embora os efeitos mais severos sejam esperados nos Açores e possivelmente no Norte e Centro de Portugal, o Algarve poderá sentir impactos indiretos, designadamente agitação marítima, esperando-se ondas de grande dimensão na costa sul, especialmente em mar aberto.
O vento poderá apresentar-se de moderado a forte e ser sentido nas zonas costeiras e serranas. Podem registar-se períodos de chuva intensa: Ainda com incerteza na distribuição geográfica, mas possível em algumas áreas do sul.
Nas zonas zonas ardidas, há a pPossibilidade de cheias rápidas, fluxos de lama e derrocadas em encostas instáveis.
É recomendado que a população acompanhar os boletins meteorológicos oficiais e avisos da Proteção Civil, evite deslocações junto à orla costeira durante períodos de maior agitação marítima.