Huelva exige encontro urgente com Sánchez por infraestruturas críticas

Presidente - CM Huelva

A Cimeira Hispano-Lusa, marcada para 29 de janeiro em La Rábida, Huelva, está a servir de catalisador para uma exigência política urgente. Pilar Miranda, a autarca de Huelva, enviou uma carta formal ao Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, solicitando um encontro de trabalho.

O objetivo da missiva não é outro senão abordar de forma urgente as infraestruturas pendentes que o Estado mantém com a cidade e a província.

Miranda reclama um encontro que possa contar com a participação de agentes sociais e representantes institucionais, sublinhando que Huelva sofre há décadas de “uma grave falta de infraestruturas hidráulicas, elétricas e de transportes, especialmente ferroviárias, que representam um agravamento comparativo em relação a outros territórios do país”.

A autarca destaca o enorme potencial de Huelva como um “nodo logístico, industrial e de conexão natural com Portugal”, e uma cidade em plena transformação. Contudo, adverte que este desenvolvimento está seriamente limitado pela ausência de investimentos estatais chave.

A ironia de celebrar uma cimeira bilateral entre Espanha e Portugal em Huelva, quando a província carece de uma ligação ferroviária digna, é um dos pontos centrais da reivindicação. Miranda exige a modernização integral da linha Huelva-Sevilha, a conexão de alta velocidade que inclua Faro e o impulso às infraestruturas ferroviárias de mercadorias.

Esta última reivindicação é, de facto, partilhada por Andaluzia e o Algarve, através de uma iniciativa liderada pelos municípios de Faro, Sevilha e Huelva.

Huelva não pode nem deve continuar à espera”, sublinha a autarca no seu escrito, no qual exige compromissos concretos e prazos claros por parte do Governo de Espanha. Miranda recorda que os atuais prazos avançados pelo Governo são “irreais”, uma vez que se referem a 42 meses apenas para a redação dos projetos.

Pilar Miranda confia em que a visita do Presidente do Governo represente “uma oportunidade real para avançar na igualdade e justiça territorial”, mantendo a expetativa de uma resposta de Pedro Sánchez para abordar de forma construtiva as legítimas exigências da sociedade onubense.

ALERTA DE MAU TEMPO

Aviso de Mau Tempo

Cultura

Orquestra-do-Algarve

Apoie o FOZ – GUADIANA DIGITAL