Guadiana transborda em Mértola

Mértola - Guadiana

A chuva intensa que tem caído nos últimos dias, fez subir o caudal do rio Guadiana, que transbordou para as margens e quase submergiu o cais de Mértola.

Apesar de não haver estragos a assinalar, a Câmara de Mértola e as empresas proprietárias de embarcações destinadas a passeios fluviais deslocaram as embarcações para a foz do rio Oeiras, que fica cerca de 200 metros abaixo do principal ancoradouro da vila alentejana, informa o Diário Campanário.

De acordo com a notícia antes avançada pelo Jornal de Notícias, citado pelo diário, para melhor se perceber a precipitação que caiu na região, na passassem pelo Pulo do Lobo, a maior queda de água do sul de Portugal, com uma cascata com cerca de 20 metros de altura, em 24 horas o caudal do rio Guadiana passou de 27,21 para 103,81 metros cúbicos por segundo.

Desde 5 de abril de 2013, depois de fortes chuvadas e descargas das barragens, que o caudal do Guadiana não passava as margens e alagava diversas zonas do concelho. Nessa ocasião, o antigo porto mineiro de Pomarão ficou submerso, diversas embarcações de recreio aí ancoradas sofreram danos e o restaurante da aldeia foi inundado e teve que fechar portas, tendo até levado à desistência de um empresário espanhol que pensava ali fazer uma doca seca para limpeza de cascos de iates.

De acordo com fonte da Proteção Civil, registaram-se 14 inundações nos concelhos de Moura, Vidigueira, Beja, Serpa. Almodôvar e Mértola.

Um a das ocorrências registada foi a derrocada do telhado de uma casa na cidade de Moura que  não provocou vítimas, já que a habitação não estava habitada. Houve estradas cortadas durante algum tempo face dos lençóis de água que se formaram em algumas zonas.

ALERTA DE MAU TEMPO

Aviso de Mau Tempo

Cultura

Orquestra-do-Algarve

Apoie o FOZ – GUADIANA DIGITAL