AlgarveSociedade

Forte incêndio em Aljezur

Centenas de operacionais mobilizados e estradas interditas

No momento, a situação mais preocupante no Algarve é o incêndio que deflagrou no concelho de Aljezur ontem, dia 21 de setembro, e que hoje, 22 de setembro, se estendeu para o concelho de Lagos.

O incêndio começou na freguesia da Bordeira, em Aljezur, e evoluiu para o concelho vizinho. Mais de 500 operacionais, apoiados por cerca de 180 veículos e sete meios aéreos, estão a combater as chamas. O fogo continua com duas frentes ativas.

A zona mais preocupante neste momento é a mata de Barão de São João, no concelho de Lagos. Uma casa de segunda habitação, que se encontrava desocupada, foi destruída em Aljezur. Por precaução, algumas pessoas foram retiradas das suas casas em Barão de São João, mas já regressaram. Não há populações ou habitações em risco neste momento.

Também houve um outro incêndio ontem na zona de Faro, atrás do Fórum Algarve, mas esse foi rapidamente dominado. As autoridades alertam para o perigo de incêndio, que continua máximo em vários concelhos do Algarve, devido ao tempo seco e às altas temperaturas. A situação está a ser monitorizada de perto.

Bordeira

Um incêndio florestal de grandes proporções deflagrou ontem na área da Bordeira, no concelho de Aljezur, mobilizando um contingente significativo de recursos humanos e materiais. Segundo informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Comando Regional do Algarve, 492 operacionais e 173 viaturas estão no local a combater as chamas.

O alerta para o incêndio foi dado às 12h15. A fonte da ANEPC, citada pela agência Lusa, reportou que o fogo progredia com “extrema intensidade” devido ao vento forte que se fazia sentir na região, dificultando as operações de combate.

Em consequência do incêndio, as autoridades interditaram o trânsito em duas estradas importantes: a Estrada Nacional 120 (EN120), que liga Aljezur a Bensafrim, e a Estrada Regional 268 (ER268), no troço entre o cruzamento com a EN120 e Vila do Bispo.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desaconselhou a circulação em todas as vias na área de Aljezur, apelando à população para evitar a zona e seguir as indicações das autoridades.

As causas do incêndio ainda estão a ser apuradas. A situação permanece em evolução e as autoridades continuam a monitorizar o fogo de perto, com o objetivo de conter a sua progressão e proteger as populações e bens na área afetada.

O incêndio que deflagrou no concelho de Aljezur ontem, dia 21 de setembro, e que hoje, 22 de setembro, se estendeu para o concelho de Lagos. Mais de 500 operacionais, apoiados por cerca de 180 veículos e sete meios aéreos, estão a combater as chamas.

O fogo continua com duas frentes ativas. A zona mais preocupante neste momento é a mata de Barão de São João, no concelho de Lagos. Uma casa de segunda habitação, que se encontrava desocupada, foi destruída em Aljezur. Por precaução, algumas pessoas foram retiradas das suas casas em Barão de São João, mas já regressaram. Não há populações ou habitações em risco neste momento.

Também houve um outro incêndio ontem na zona de Faro, atrás do Fórum Algarve, mas esse foi rapidamente dominado.

As autoridades alertam para o perigo de incêndio, que continua máximo em vários concelhos do Algarve, devido ao tempo seco e às altas temperaturas. A situação está a ser monitorizada de perto.

Alcoutim
Mostrar mais
Back to top button