A empresa revelou à agência Lusa que a cerimónia de consignação, decorreu nas instalações da IP, em Almada, a marcar o arranque formal da empreitada,
A obra Ć© financiada pelo Plano de Recuperação e ResiliĆŖncia (PRR) e deve contribuir para a melhoria das condiƧƵes de circulação e seguranƧa no IP8/A26, entre o nó de RoncĆ£o e Relvas Verdes, no concelho de Santiago do CacĆ©m, num troƧo com cerca de 15 quilómetrosā.
SerĆ” realizada a duplicação do traƧado existente para um perfil de 2Ć2, contribuindo para a melhoria das acessibilidades ao Porto de Sines.
Paralelamente foi consignada a empreitada de construção da variante rodoviÔria a Aljustrel, distrito de Beja, num investimento de cerca de 8,5 milhões de euros também financiada pelo PRR.
Esta futura variante terÔ uma extensão de 4,4 quilómetros e inclui três rotundas, duas passagens superiores e uma passagem inferior, fazendo a ligação da Estrada Regional 261 (ER261) à Estrada Nacional 2 (EN2), passando pela Estrada Nacional 383 (EN383).
O trĆ¢nsito de veĆculos pesados, muito em particular os que transportam matĆ©rias perigosas, como minĆ©rios e explosivos provenientes das minas, serĆ” desviado para fora da vila [de Aljustrel.
Um dos objetivos, senão o mais óbvio, é melhorar os acessos à zona de extração mineira, à Ôrea de localização empresarial e à povoação de Montes Velhos, aumentando substancialmente as condições de segurança rodoviÔria.



