Estudo Revela Intenção de Abandono da Profissão por Parte de Jovens Professores
, Apesar do amor ao Ensino
Um estudo recente, intitulado «A Voz dos Professores: Motivações, Desafios e Barreiras ao Desenvolvimento da Carreira», revela que metade dos professores com menos de 30 anos considera abandonar a profissão nos próximos cinco anos.
O estudo foi conduzido por investigadores da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho e analisou as perspetivas de mais de quatro mil professores e diretores escolares em Portugal.
Apesar desta tendência preocupante, o estudo também demonstra o forte compromisso dos professores com a sua profissão. Uma grande maioria dos inquiridos (81%) afirma ter escolhido a carreira docente como primeira opção profissional, e sete em cada dez reiteram que fariam a mesma escolha novamente. As principais razões para permanecer na profissão incluem o gosto pelo ensino, a relação com os alunos e o sentimento de missão.
Os resultados deste estudo lançam luz sobre os desafios e as motivações dos professores em Portugal, fornecendo dados importantes para o desenvolvimento de políticas educativas que visem atrair, reter e valorizar os profissionais da educação.