Escola em Altura e EB 2,3 alvos de melhorias
Obras aceleram em Castro Marim
A Câmara Municipal de Castro Marim anunciou um investimento de 9 milhões de euros na requalificação, ampliação e modernização da Escola EB 2, 3 local, através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto visa adaptar as instalações às necessidades educativas do século XXI e melhorar a eficiência energética do edifício.
Com mais de 20 anos e sem intervenções significativas, a escola apresenta atualmente carências em termos de equipamentos, recursos e climatização. A intervenção prevê a ampliação do número de salas de aula, a instalação de um elevador e a modernização das instalações sanitárias.
As novas «salas de aula do futuro» serão equipadas com tecnologia avançada para promover um ensino mais digital e inovador. A escola passará a ter 25 salas, com capacidade para 750 alunos, cada uma com um limite máximo de 30 estudantes.
O projeto contempla ainda a reorganização dos espaços interiores, a construção de um percurso coberto e a criação de áreas de lazer exteriores, incluindo um campo de futebol de sete com relvado sintético, campos desportivos e uma horta vertical.
A sustentabilidade ambiental é um dos pilares da intervenção, com a previsão de melhorar em pelo menos 30% o desempenho energético do edifício, através da instalação de painéis fotovoltaicos, isolamento térmico e substituição de caixilharias. Estima-se uma poupança de 80 a 120 mil litros de água por ano com a instalação de equipamentos sanitários eficientes. A cobertura, que contém amianto, será totalmente substituída.
A iniciativa visa também promover uma escola mais inclusiva, adaptada às necessidades de alunos com mobilidade condicionada, eliminando barreiras ao acesso ao currículo e às aprendizagens.
A requalificação da EB 2, 3 de Castro Marim é considerada prioritária no Acordo Setorial de Compromisso para o Financiamento do Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses em 2022.
Requalificação da Avenida 24 de Junho em Altura avança
Estão a decorrer as obras de requalificação da Avenida 24 de Junho, numa primeira fase entre a zona da antiga ETAR e a área central daquela localidade do concelho de Castro Marim.
Atualmente estão a ser plantadas mais de 60 árvores ao longo do separador central, de três espécies diferentes, numa intervenção que vai decorrer ao longo das próximas semanas, além de existirem em curso outros procedimentos para a continuação da requalificação do mesmo local.
O separador central da Avenida 24 de Junho contará ainda com a instalação de um sistema de rega inteligente de gota a gota, que irá permitir regular a quantidade de água em tempo real, conseguindo assim realizar poupanças de água.
Está ainda prevista a construção de uma ciclovia na margem sul da Avenida 24 de Junho, a aguardar co-financiamento, já em Plano Regional.