Efemérides para 09 de maio
Principais acontecimentos registados no dia 09 de maio, Dia da Europa e Dia da Espiga:
1386 – É assinado um Tratado de Paz e Aliança entre D. João I e Ricardo II de Inglaterra (denominado “Primeiro Tratado de Windsor”) que abrange cláusulas militares, políticas e comerciais.
1502 – O navegador Cristóvão Colombo larga do porto de Cádis, em Espanha, na quarta e última viagem ao Novo Mundo.
1707 – Morre, aos 70 anos, Dietrich Buxtehude, organista e compositor alemão de origem dinamarquesa, “kantor”, de Lubeck, admirado por Johann Sebastian Bach.
1736 – Morre, aos 77 anos, o diplomata e estadista Diogo de Mendonça Corte-Real, secretário de Estado de D. João V, negociador do Tratado de Utreque e cofundador da Academia Real de História.
1858 – Nasce Ricardo de Almeida Jorge, médico, escritor, investigador, em 1903, é incumbido de organizar e dirigir o Instituto Central de Higiene, que passaria a ter o seu nome a partir de 1929. É escolhido para representar Portugal no Comité de Higiene da Sociedade das Nações.
1918 – Sidónio Pais toma posse como Presidente da República Portuguesa e é aclamado na varanda dos Paços do Concelho, em Lisboa.
1945 – Manifestação, em Lisboa, pela vitória aliada na II Guerra Mundial. Concentração no Largo do Rato com percurso pelas embaixadas dos Estados Unidos, do Reino Unido e da França.
- II Guerra Mundial. O criminoso nazi Hermann Goering é capturado pelo 7.º Exército dos Estados Unidos.
1950 – Robert Schuman, ministro das Relações Exteriores francês, propõe a criação de uma Alta Autoridade Comum, para regular a indústria do carvão e do aço na Alemanha Ocidental e em França. É o primeiro passo político para a Comunidade Económica Europeia.
1967 – O vice-presidente indiano Zakir Husain, candidato do Partido do Congresso, é eleito Presidente, sendo o primeiro muçulmano como Chefe de Estado da Índia.
1969 – 200 santos são retirados do calendário litúrgico oficial da Igreja Católica. A medida insere-se no conjunto de reformas do Concílio Vaticano II.
1978 – Morre, aos 61 anos, o primeiro-ministro italiano Aldo Moro, raptado 54 dias antes pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado morto num automóvel no centro de Roma.
1983 – O Presidente da República Ramalho Eanes inaugura o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.
1988 – Sai o número zero do jornal semanário “O Independente”.
1992 – É constituída a Plataforma de Esquerda, associação política de natureza não partidária.
1994 – A Suécia e a Finlândia aderem à Parceria para a Paz, programa de cooperação militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
1995 – Morre, aos 49 anos, Agostinho Roseta, dirigente sindical da União Geral de Trabalhadores (UGT).
1999 – Portugal concede asilo político ao ex-Presidente da Guiné-Bissau ‘Nino’ Vieira.
2000 – Um corte total de eletricidade afeta as regiões de Lisboa, Margem Sul do Tejo, Alentejo e Algarve.
2003 – A C&J Clark fecha as portas da fábrica em Castelo de Paiva. Os últimos 51 trabalhadores deixam a empresa de calçado.
- O escritor, ensaísta, crítico e filósofo Eduardo Lourenço é distinguido com o Prémio da Latinidade, da União Latina, devido à “divulgação e difusão da identidade cultural portuguesa no Mundo” que tem levado a cabo com a sua obra.
2004 – Morre, aos 52 anos, num atentado bombista na Tchechénia o Presidente do país Akhmad Kadyrov.
2005 – “Libro delle Cadute”, de Casimiro de Brito, recebe o Prémio de Poesia Aleramo – Mário Luzi para a melhor obra estrangeira editada em Itália em 2004.
2006 – O Tribunal Constitucional multa, pela primeira vez, dirigentes partidários, do PS e do PSD, por irregularidades nas contas anuais dos partidos referentes ao ano de 2001.
- Operação da polícia espanhola contra rede de corrupção estimada em 2.500 milhões de euros que envolve a Fundação Afinsa e o Fórum Filatélico, detém dois portugueses Albertino de Figueiredo fundador e presidente honorário do grupo e da Fundação Afinsa e o seu filho, Carlos de Figueiredo Escriba, quadro dirigente da empresa.
2007 – José Ramos Horta é eleito Presidente de Timor-Leste, com 69,18 por centos dos votos, contra 30,82 por cento de Francisco Guterres “Lu Olo”, na segunda volta das presidenciais.
- O Papa Bento XVI chega a São Paulo, Brasil, para a primeira visita pastoral a um país da América Latina.
- Morre, aos 72 anos, Herval Rossano, realizador brasileiro, entre os seus trabalhos está a telenovela “Escrava Isaura”.
2008 – O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas anuncia a suspensão dos seus voos para a Birmânia (Myanmar) devido a restrições “inaceitáveis”, impostas pelos militares no poder, após o ciclone Nargis. As Nações Unidas consideram “sem precedentes”, na história dos trabalhos humanitários, a recusa da Junta Militar da Birmânia em conceder vistos de entrada a peritos de salvamento.
- O FC Porto é punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista FC é condenado à descida de divisão, perda de seis pontos e várias multas, entre as quais uma de 180.000 euros, no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol.
2009 – Jacob Zuma, de 67 anos, presta juramento como quarto Chefe de Estado da África do Sul no pós-apartheid.
- A República do Kosovo é admitida oficialmente como o 186.º membro do Fundo Monetário Internacional (FMI).
2010 – É criado, com sede no Luxemburgo, o Fundo Europeu de Estabilidade financeira por todos os membros da Zona Euro, para ajudar a combater a crise das dívidas soberanas.
2012 – Morre, aos 84 anos, Vidal Sassoon, famoso cabeleireiro britânico.
2013 – O Conselho de Ministros aprova o regime de IVA de Caixa, diploma que vai abranger “85% das empresas portuguesas”, entra em vigor a 01 de outubro.
2014 – A agência de notação financeira Moody’s anuncia ter subido a perspetiva de classificação da dívida soberana portuguesa em um nível, de “Ba2” para “Ba3”. A Standard & Poor’s passa a perspetiva da classificação da dívida portuguesa de “negativa” para “estável”, explicando a decisão com o facto de a economia de Portugal ter ultrapassado as expectativas.
2016 – O Tribunal Arbitral do Desporto reduz para quatro anos a suspensão aplicada ao francês Michel Platini, que vai demitir-se da presidência da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).
– Morre, aos 74 anos, João Palma, músico brasileiro, considerado um dos fundadores da Bossa Nova.
2017 – A assembleia-geral da Associação Mutualista Montepio aprova, por larga maioria, os novos estatutos da Caixa Económica Montepio Geral, o que permite avançar para a sua transformação em Sociedade Anónima.
- Morre, aos 83 anos, Armando Baptista-Bastos, jornalista, cronista e escritor.
2018 – O Tribunal Constitucional espanhol suspende a lei aprovada pelo parlamento da Catalunha que permitia a investidura à distância de Carles Puigdemont como presidente do governo regional catalão.
- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, veta o decreto que permite a mudança da menção do sexo no registo civil a partir dos 16 anos, e solicita ao parlamento “que pondere a inclusão de relatório médico prévio à decisão sobre a identidade de género antes dos 18 anos de idade”.
- A aliança opositora Pacto pela Esperança, coligação liderada pelo ex-chefe do Governo Mahathir bin Mohamad, de 92 anos, vence as eleições na Malásia, com maioria parlamentar, e coloca um fim a 60 anos da Frente Nacional no poder.
2019 – Os líderes da União Europeia a 27 adotam, na Roménia, a “Declaração de Sibiu” sobre o futuro da Europa, na qual assumem 10 compromissos, garantindo que permanecerão “unidos, para o melhor e para o pior”.
- Na Argélia, Louisa Hanoune, secretária-geral do Partido dos Trabalhadores, deputada desde 1997 e candidata presidencial em três escrutínios, é colocada em prisão preventiva após ser indiciada por “conspiração” contra as Forças Armadas e o Estado.
2020 – Morre, aos 87 anos, Little Richard, Richard Wayne Penniman, cantor e pianista norte-americano, eleito pela revista Rolling Stone como o 8.º maior artista de todos os tempos.
2021 – O Benfica sagra-se pela primeira vez campeão nacional de basquetebol feminino, ao vencer a União Sportiva por 76-73, no terceiro jogo da final do campeonato de 2020/2021, em Vila Franca do Campo, nos Açores.
- Morre, aos 94 anos, José Manuel Caballero, escritor e poeta espanhol, Prémio Cervantes de 2012.
2022 – Morre, com 67 anos, José Emílio Campos Coroa, médico, antigo presidente da Académica, entre 1995 e 2002.
2024 – O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anuncia que o Conselho de Ministros aprovou a gratuitidade dos medicamentos sujeitos a prescrição médica aos cerca de 145 mil beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.
- O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demite o chefe do Departamento de Proteção do Estado, Serhi Rudi, a que pertenciam dois coronéis detidos por alegado envolvimento numa conspiração russa para assassiná-lo.
============.
Este é o centésimo trigésimo dia do ano. Faltam 236 dias para o final de 2025.
Pensamento do dia: “De todas as coisas que possas usar, a tua expressão é, seguramente, a mais importante”. John Ruskin (1819-1900), escritor e crítico de arte britânico.
Lusa/Fim