Diocese do Algarve acolhe encontro com «um Sabor a Tái Ze»
A Casa de Retiros de São Lourenço, da Diocese do Algarve, vai acolher um encontro com ‘um sabor a Taizé’, iniciativa que procura replicar a experiência da comunidade ecuménica francesa, entre 30 de maio e 1 de junho.
“Os mesmos horários, a mesma maneira de rezar, o mesmo estilo de vida em comunidade onde todos participam; tal como em Taizé, o programa inclui propostas para famílias com crianças, para adolescentes, jovens e adultos”, explica a organização, citada pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
O programa do encontro ‘um sabor a Taizé’ propõe as três orações que marcam o ritmo de cada dia na comunidade monástica francesa, e inclui momentos de reflexão, grupos de partilha e trabalho, workshops, a Missa de encerramento, e vão recriar também o espaço de confraternização ‘Oyak’, no café ‘Pêra’.
Oportunidade fantástica para viver o espírito de Taizé em Portugal
Como na Comunidade de Taizé, nesta iniciativa na Diocese do Algarve há diferentes programas consoante as idades, para adolescentes dos 14 aos 17 anos, jovens dos 18 aos 29 anos, adultos com idade superior a 30 anos, e famílias com crianças até aos 13 anos de idade.
O encontro “um sabor a Taizé” é limitado a um máximo de 500 participantes, “de todo o país”, a partir dos 14 anos de idade, e existe a possibilidade de participar apenas um dia ou em dois dias, de 30 de maio a 1 de junho, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Rosário, em São Lourenço do Palmeiral, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra (Silves).
A atividade inclui também três modalidades de alojamento: acampamento em tendas preparadas pela organização, acantonamento em salas preparadas pela organização ou em quartos da casa de retiros, “com valor de inscrição acrescido”.
Vão ser instalados balneários no recinto da Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, as refeições são também fornecidas pela organização, “mantendo o espírito de simplicidade da Comunidade de Taizé”, e para as inscrições e mais informações criaram o sítio online www.taizenoalgarve.pt.
A ligação da Diocese do Algarve à Comunidade ecuménica de Taizé começou no Concílio de Jovens, em 1974, informa também o jornal ‘Folha do Domingo’, assinalando que se realizaram peregrinações “durante toda a década de 1980, e ganharam a regularidade que se mantém até hoje”, na década seguinte.
O projeto de animação espiritual da Casa de Retiros da Diocese do Algarve, em São Lourenço do Palmeiral (Silves), está confiado à Companhia de Jesus (Jesuítas).
Numa entrevista à Agência ECCLESIA, em setembro de 2024, o padre Gonçalo Machado, diretor deste espaço, convidou “todos a participar” nesta atividade ao estilo de Taizé, “todos, principalmente do Algarve, jovens, famílias”.
A comunidade de Taizé, a cerca de 360 quilómetros de Paris, congrega monges de várias Igrejas cristãs e de mais de 30 países, incluindo dois de Portugal, foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, para começar a acolher perseguidos políticos, judeus e, mais tarde, prisioneiros alemães.
CB