Envio de Geradores para o Centro do País
O Município de Castro Marim em demonstração de «um forte espírito de solidariedade inter-regional» enviou, no dia 31 de janeiro, um carregamento vital de geradores de grande capacidade.
A ajuda é destinada às zonas do Centro do país, gravemente afetadas pelos danos causados pela recente depressão Kristin.
A operação logística, conduzida por um motorista do município algarvio, envolveu o transporte de geradores potentes (cerca de 100 kVA), provenientes do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil/Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, juntamente com o apoio dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Portimão e Loulé.
Os equipamentos de maior dimensão serão cruciais para garantir o funcionamento de centros de saúde e outros equipamentos sociais na área de Leiria. Paralelamente, foram igualmente transportados pequenos geradores domésticos com destino ao Município de Pombal.
Esta ação de apoio é uma resposta direta à solicitação do Comando Nacional para a constituição de um Grupo de Reforço de Bombagem. Este grupo de intervenção especializado na zona centro conta com um total de sete veículos, 25 bombeiros e dois elementos de comando, mobilizados a partir de corporações algarvias essenciais, incluindo Vila Real de Santo António (VRSA), Castro Marim, Lagos, Loulé, Monchique, Albufeira e Vila do Bispo.
Além do apoio logístico e de recursos humanos, o esforço de ajuda humanitária continua a contar com o contributo da população. Até ao dia 3 de fevereiro, os cidadãos podem participar ativamente na recolha de bens essenciais.
As doações, que incluem água, alimentos não perecíveis (como conservas, massa, arroz, azeite, leite, papas infantis, bolachas e cereais), produtos de higiene (champô, sabonete, fraldas, toalhetes) e materiais de construção cruciais (telhas, areia, cimento, lonas e mangas de plástico para proteção de telhados), podem ser entregues nos quartéis de bombeiros de VRSA e Castro Marim.
A mobilização rápida de Castro Marim e a articulação entre as diversas entidades de proteção civil do Algarve sublinham a importância da coordenação nacional em momentos de crise, reforçando o lema de que ‘Juntos vamos ajudar o País’.


