Comemorações da fundação na cidade pombalina
Em vésperas da comemoração do dia que assinala a fundação de Vila Real de Santo António, a cidade faz, durante três dias, de 9 a 11 de maio de 2025, uma viagem ao seu próprio passado, a exemplo de anos anteriores, e vai ao seu «Outlander» do século XVIII com a terceira edição do Festival Histórico «Vila Real de Santo António Setecentista».
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, trata como âncora este seu evento que visa retratar a vida quotidiana da época fundacional, ao destacar a sua importância histórica, cultural e social e ao apostar nele como uma iniciativa da sustentabilidade da época baixa do turismo.
A edição de 2025 foi já apresentada oficialmente na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, a maior feira de turismo do país, pelo vereador da autarquia com o pelouro da Cultura, Álvaro Leal, com o propósito de reforçar a projeção e o reconhecimento do mesmo a nível nacional e internacional.
O festival insere-se nas comemorações da Fundação de Vila Real de Santo António, a celebrar a 13 de maio, como habitualmente e a recordar a visão pombalina que deu origem à cidade.
Durante três dias, regressam a Vila Real de Santo António os cortejos que atravessam o centro histórico, atuações teatrais e circenses, espetáculos de danças barrocas e esgrima, além de concertos de música da época.
O mercado histórico volta com uma seleção de manjares tradicionais, doçaria conventual e artesanato, recriando a atmosfera vibrante do período. O banquete real, inspirado nos grandes festins da corte de D. José I, é outro dos momentos emblemáticos, recriando a etiqueta e a exuberância da época.
«Com a sua Praça Marquês de Pombal e o traçado arquitetónico singular, Vila Real de Santo António oferece o cenário perfeito para esta celebração da história e da cultura e o festival afirma-se cada vez mais como um dos grandes eventos culturais da região, proporcionando uma experiência memorável a todos os participantes», lembra a autarquia, no convite que faz à população para participar.