CNF equipa primeiro grifo-de-rüppell com GPS

Grifo Libertado

As equipas do ICNF, em parceria com a Vulture Conservation Foundation , devolveram à Natureza um exemplar da espécie de origem africana, no Parque Natural do Douro Internacional. A par do espécime foram libertados um abutre-preto (Aegypius monachus) e outros grifos, restabelecidos em diversos centros de recuperação.

O exemplar agora equipado foi recolhido em Vouzela, tendo sido tratado no CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (Gouveia), gerido pela Associação ALDEIA entre outros grifos devolvidos.

Durante os últimos dois meses deram entrada em várias destas unidades, diversos exemplares de abutres. A afluência de aves em mau estado fisiológico, sobretudo juvenis nascidos no presente ano, é normal e típica deste período do ano.

Também depois de tratamento e recuperação no Hospital Veterinário UTAD e no Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal, foi libertado um britango (Neophron percnopterus) em articulação com os Servicios de Conservación de la Naturaleza da Junta de Extremadura.

Siga CNF