O Museu Municipal de Tavira, Palácio da Galeria, dirigiu convite ao público pra participar numa oportunidade cultural, a qual classifica como imperdível, consubstanciada numa visita guiada gratuita à aclamada exposição “O Azulejo em Portugal. Uma História em Aberto” amanhã, a partir das 10h30 horas.
A visita será conduzida pelo técnico superior do Museu Municipal de Tavira, Ricardo Louro, «proporcionando uma perspetiva aprofundada sobre a história, a técnica e a relevância artística deste elemento fundamental da identidade portuguesa».
Patente no Palácio da Galeria, a exposição constitui um roteiro visual, reunindo 70 obras de referência que integram o prestigiado acervo do Museu Nacional do Azulejo.
A mostra desenrola uma narrativa cronológica que abarca cinco séculos de produção do azulejo, desde as primeiras encomendas quinhentistas, que marcaram o início da sua utilização em Portugal, até às mais ousadas criações contemporâneas.
Ao longo das salas de exposição, os participantes terão a oportunidade de descobrir peças de inegável valor histórico, incluindo exemplares oriundos de centros de produção internacionais como Sevilha e Flandres.
O percurso destaca ainda os painéis decorativos que definiram a arquitetura portuguesa entre os séculos XVII e XIX, culminando nas obras marcantes dos grandes mestres do século XX e XXI.
Vão ser exibidos e em destaque trabalhos de autores icónicos como Maria Keil, Jorge Barradas, Almada Negreiros e Querubim Lapa, entre outros nomes que elevaram o azulejo à categoria de arte maior.



