Ciclovia da Esteveira inaugurada por ministra do Ambiente
A ministra do Ambiente, Maria Graça Carvalho, inaugurou nova «Ciclovia da Esteveira», no concelho de Castro Marim, no passado sábado. A ministra considerou que a ciclovia não é apenas um equipamento lúdico, mas uma alternativa concreta ao uso do automóvel e de outros veículos motorizados, tendo reconhecido o esforço do Município de Castro Marim, pela prioridade que dá às áreas das alterações climáticas, da biodiversidade e do ambiente.
Acompanharam a ministra o presidente e a vice-presidente da autarquia, Francisco Amaral e Filomena Sintra, tendo Amaral lembrado que, devido à sua formação em medicina, pensou que o exercício físico é fundamental para uma boa saúde.
A Ciclovia da Esteveiraa liga Castro Marim a Vila Real de Stº António, à Praia Verde, havendo outros projetos que podem ser concretizados, em direção ao Monte Francisco e mais tarde à Junqueira. ou as ciclovias do Barrocal mais a ligação do Triângulo Verde a Altura, em toda a avenida 24 de Junho.
Houve trabalho em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente, a CCDR e o ICNF, por se tratar de uma intervenção inserida em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, realçado pela vice-presidente.

O Triângulo Verde representa 15 quilómetros de ciclovias que permitem circular neste espaço de «uma forma simples e apreciar todo a área envolvente. É uma marca social, ambiental, turística, sendo um espaço de inclusão que assegura a qualidade de vida».
Para complementar o investimento nas ciclovias, vão ser adquitidas bicicletas elétricas, onde o Município vai concorrer a fundos disponíveis para o efeito. É também intenção da Câmara, apresentar candidaturas para obter financiamento com vista à aquisição de autocarros elétricos, que farão a ligação entre Castro Marim e Altura.