Castro Marim reforça combate a incêndios florestais com equipa de intervenção
O Município de Castro Marim ativou a sua Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF) para garantir a vigilância diária e a primeira intervenção contra incêndios rurais durante o período de junho a setembro, com possibilidade de extensão consoante as condições meteorológicas.
A EMIF, composta por seis operacionais e equipada com uma viatura de primeira intervenção, irá percorrer mais de 16 mil quilómetros em 122 dias, cobrindo todo o território concelhio. A iniciativa, coordenada pelo SEPNA/GNR no âmbito do DECIR, integra o esforço nacional de prevenção de incêndios florestais.
O dispositivo conta com o apoio de diversas entidades, incluindo Sapadores Florestais, Bombeiros de Vila Real de Santo António e Castro Marim, SEPNA, vigilantes da natureza do ICNF e associações de caçadores.
O município alerta para o elevado risco de incêndio devido ao acúmulo de pasto resultante das chuvas da primavera e apela à população para a adoção de comportamentos responsáveis e redobrados cuidados no uso do fogo durante o verão.