Autarquia de Castro Marim visita Proteção Civil

Critérios do INEM

Autarcas do concelho de Castro Marim visitaram o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, tendo sido recebidos pelo Comandante Regional Vítor Vaz Pinto e a sua equipa que contribui para a defesa da segurança e do bem-estar de todos os algarvios.

O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, está sediado em Loulé e tem como missão coordenar, em articulação com os municípios e os agentes de proteção civil, as operações de prevenção, socorro e assistência em situações de emergência.

A estrutura regional integra bombeiros, forças de segurança, Forças Armadas, INEM, Cruz Vermelha, serviços municipais e várias entidades de apoio logístico, com o objetivo de assegurar uma resposta coesa, eficaz e solidária perante qualquer ocorrência.

Nos últimos anos, devido a fenómenos extremos, cada vez mais frequentes, associados às alterações climáticas, tornou-se mais necessária a gestão integrada de incêndios rurais, a modernização tecnológica dos sistemas de monitorização e aviso, e a necessidade de reforçar os mecanismos de coordenação entre entidades nacionais, regionais e locais.

Varias alterações ao modelo organizativo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), parecem estar em curso, visando precisamente reforçar a capacidade de planeamento, prevenção e intervenção, promovendo uma maior descentralização e uma atuação mais próxima das populações.

O objetivo deste enquadramento é permitir uma resposta mais ágil e integrada, centrada na proteção de vidas humanas, na salvaguarda do património e na resiliência das comunidades.

Para a presidente da câmara municipal, Filomena Sintra, «grandes oportunidades se esperam na região que revela um grande desenvolvimento e amadurecimento da sua estrutura regional».

Acrescenta que «Todos com isso ganhamos, pois dá tranquilidade sentir que há organização e um crescente número de meios técnicos, materiais e humanos, ou seja mais resiliência!»

E dá como a exemplo a presença na base de um dos novos quatro helicópteros do país para emergência médica, de última geração.

./Redação