A Associação da Calçada Portuguesa (ACP) promove, no dia 5 de julho, um roteiro a pé pela Avenida Almirante Reis e arredores da Igreja de São Brito, em Lisboa, com o objetivo de valorizar e divulgar a calçada portuguesa como património cultural.
A iniciativa, gratuita e exclusiva para membros de uma associação (SSCGD), visa destacar a importância da calçada como elemento identitário e artístico da cidade e do país.
O percurso de três horas, com início às 10:00 horas na Avenida Almirante Reis, apresentará exemplares notáveis da arte da calçada em locais como o Instituto Superior Técnico, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Rua António Patrício e o Mercado do Alvalade.
Entre os destaques, estão os mosaicos com as figuras de desenhos animados Pato Donald, Pernalonga e Calimero, próximos à Sapataria Godiva, e o primeiro exemplo de calçada-mosaico a cores de Lisboa, perto da Escola Básica S. João de Brito.
A ACP, que se define como entidade de referência na preservação da calçada portuguesa, busca através desta iniciativa fortalecer o reconhecimento deste património como «traço identitário, afetivo e artístico marcante” das cidades portuguesas».
As inscrições, obrigatórias e limitadas, devem ser realizadas até às 12h do dia 3 de julho através de formulário online ou QR code (disponíveis no press release original). Desistências devem ser comunicadas até 1 de julho.
Serviço:
- Evento: Roteiro “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa”
- Data: 5 de julho (sábado)
- Hora: 10h (duração de 3 horas)
- Ponto de Encontro: Placa central da Alameda (Avenida Almirante Reis)
- Preço: Gratuito (exclusivo para SSCGD)
- Inscrições: Até 3 de julho, 12h (formulário online ou QR code)
- Recomendações: Calçado e roupa confortáveis. Não recomendado para crianças menores de 6 anos ou pessoas com mobilidade reduzida.