Algarve: Assembleia Intermunicipal aprova contas da AMAL em sessão marcada por apagão elétrico
A Assembleia Intermunicipal do Algarve (AMAL) reuniu-se na passada segunda-feira, 28 de abril, em São Brás de Alportel, para a sua primeira sessão de 2025. A reunião, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi marcada pelo apagão elétrico que afetou Portugal, Espanha e França no mesmo dia.
Apesar das dificuldades causadas pela falta de energia, a Assembleia aprovou os Documentos de Prestação de Contas de 2024 da AMAL, bem como a 1ª Revisão ao Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2025. Devido ao contexto do apagão e à necessidade de alguns membros acompanharem a situação nos seus municípios, os pontos do Período de Antes da Ordem do Dia foram adiados para uma sessão extraordinária a agendar.
A sessão contou com a presença de 38 dos 58 membros da Assembleia Intermunicipal e, devido ao apagão, não foi possível a transmissão em direto da sessão, sendo esta gravada para posterior disponibilização no canal YouTube da AMAL e no seu site.
Em representação do Conselho Intermunicipal da AMAL, a Vice-Presidente Ana Paula Martins e o Primeiro-Secretário Joaquim Brandão Pires destacaram as prioridades da AMAL, nomeadamente a área da Mobilidade, com a preparação do Concurso Internacional para a nova concessão do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros: VAMUS Algarve (a ser lançado até dezembro de 2025), os Planos de Ação Climática, as disponibilidades hídricas e gestão da água na região e o Plano de Desenvolvimento Social do Algarve.
As sessões ordinárias da Assembleia Intermunicipal da AMAL realizam-se duas vezes por ano. A próxima sessão deverá acontecer em dezembro, antecedida por uma sessão extraordinária cuja data será definida brevemente.