Breves

Alentejo e Ribatejo apostam no vinho e na cultura

O objetivo é a internacionalização

O presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, destacou esta segunda-feira, 22 de abril, a força da candidatura da região para a sua projeção global.

Em declarações à agência Lusa, Santos sublinhou que o dossiê apresentado é «forte e consistente», com iniciativas que visam colocar o território no mapa internacional através do seu património vinícola e cultural.

Candidatura com impacto mundial

Um dos principais objetivos da candidatura é reforçar a presença do Alentejo e Ribatejo nos mercados internacionais. O projeto inclui mais de 20 atividades, três das quais com «impacto mundial», segundo José Manuel Santos.

Estas ações estratégicas pretendem não só atrair turistas, mas também investidores e parceiros comerciais, consolidando a imagem da região além-fronteiras.

Vinho, cultura e identidade no centro da estratégia

O plano visa dar visibilidade ao «universo ligado ao vinho, à cultura, ao património e à identidade do Baixo Alentejo», explicou o responsável.

Ao promover estes elementos distintivos, a região espera diferenciar-se de outros destinos e captar um público interessado em experiências autênticas e sustentáveis. A aposta passa por valorizar tradições locais, como a produção vinícola, e integrá-las numa oferta turística de qualidade.

«Enquanto se bebia muito vinho há uns anos atrás, hoje bebemos menos e de maior qualidade e o Alentejo tem essa panóplia de oferta e o mercado turístico envolvente dos vinhos é muito significativo no Baixo Alentejo», sublinhou.


António Bota, que também é presidente da Câmara de Almodôvar, destacou a existência de empresas que se dedicam ao enoturismo, com programas diversificados, e quase 200 unidades de turismo rurais, que também aliam o vinho a outras iniciativas.

Com uma estratégia ambiciosa e bem estruturada, o Alentejo e Ribatejo pretendem afirmar-se como um destino de excelência a nível global.

A candidatura, agora em análise, poderá ser um marco decisivo para a internacionalização da região, combinando o seu rico património com iniciativas inovadoras. O próximo passo será a avaliação do projeto, que, se aprovado, poderá abrir novas portas ao turismo e à economia locais.

 
 

jestevaocruz

Share
Published by
jestevaocruz

Recent Posts

Quinto Centenário reabre em Ayamonte

Sob um novo conceito, reabriu em Ayamonte o «Quinto Centenário» um quiosque histórico trazendo o…

18 horas ago

Alcoutim rasteou cancro da pele

Nos dias 19 e 20 de maio decorreu mais uma ação de rastreio gratuito do…

20 horas ago

Protetores solares devem ter uso diário

O uso de protetores solares é essencial para quem vai à praia mas eles também…

20 horas ago

‘Lagoa Wine Show’ regressa em junho como referência nacional do vinho

De 6 a 9 de junho, a cidade de Lagoa volta a ser o palco…

1 dia ago

Luísa Costa Gomes vence Grande Prémio dst com “Visitar Amigos e Outros Contos”

O livro “Visitar Amigos e Outros Contos”, de Luísa Costa Gomes, venceu a edição deste…

3 dias ago

Radiação UV elevada neste fim de semana

Quase todo o território nacional, incluindo Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores,…

3 dias ago