Alentejo e Algarve unem-se para celebrar o 40.º de Portugal e Espanha na CEE
A CCDR Algarve informa que instituições da Andaluzia, Alentejo e Algarve lançam uma campanha para celebrar o 40.º aniversário da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Económica Europeia (CEE).
A iniciativa, que se estenderá até 2026, visa destacar o impacto transformador da adesão na história dos dois países e no reforço do projeto europeu.
A campanha, que reedita uma ação similar realizada há dez anos, abrangerá toda a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia (Euro AAA) e utilizará o selo “40 Anos Europa/40 Años Europa”. As atividades, já em curso, incluem:
- Maio: Comemorações do Dia da Europa , em 9 de maio e em Vila Real de Santo António, Encontro de gerações ERASMUS, exposição itinerante «Pintar a Europa», Encontro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (Território EURO AAA), ações de voluntariado ambiental, e podcasts com jovens e políticos locais.
- 12 de junho: Comemoração conjunta EuroAAA e Eurocidade do Guadiana, com mesa-redonda sobre as negociações há 40 anos e exposição de obras e realizações transfronteiriças na Euro AAA.
- Últimos meses do ano: II Feira das Línguas Transfronteiriça, sessões escolares “Los idiomas nos unen“, IV Encontro Jovens Transfronteiriço AAA (Tavira), Mostra de Cinema Fronteiras e Dia da Mulher Empreendedora.
Atualmente, cerca de 20 entidades aderiram à campanha, incluindo redes Europe Direct, Eurocidade do Guadiana, associações, escolas de idiomas, EURES Transfronteiriço Andaluzia Algarve, CAME, Câmara Andaluz de Comércio, CCDRs do Algarve e Alentejo, Centros de Documentação Europeia das Universidades do Algarve e de Sevilha e EAPN.
A Feira Euroempresarial Algarve Andaluzia, realizada em março em Ayamonte, foi o primeiro evento a exibir o selo da campanha. Acompanhe as novidades na página de Facebook da campanha ou através da hashtag #PortugalEspanha40.
O Europe Direct Algarve, estrutura alojada na CCDR Algarve, promove um Sistema Alimentar Territorial, valorizando circuitos curtos de abastecimento, produção e consumo de proximidade de produtos locais, seguros e sustentáveis, baseados na Dieta Mediterrânica.
