AL Guitar Duo edita «Reencontro»
foz-destaquesvrsa

AL Guitar Duo edita «Reencontro»

Em álbum “de afirmação e viragem” o Al Guitar Duo edita «Reencontro», no final deste mês, novo disco constituído por composições inéditas, e ao qual os músicos se referem como «um álbum de afirmação».

Em declarações à Lusa, os guitarristas André Ramos e Luís Fialho afirmaram que este é «um álbum de afirmação» do duo, representando simultaneamente uma «viragem» nas suas carreiras.

Os músicos tocam juntos desde 2018, quando o acaso os uniu no mesmo palco, no Algarve, a sua região de origem. «Logo notámos cumplicidades musicais, tocávamos no mesmo registo, tínhamos interesses comuns e começámos a tocar, também, pela insistência de amigos», revelou André Ramos.

Anteriormente, o duo havia gravado um álbum «para amigos» versões próprias de composições de Paco de Lucia, fados e canções pop de Sting e Michael Jackson.

«Reencontro» é composto por oito temas, cinco da autoria de André Ramos e os restantes de Luís Fialho, e conta com a participação de Pedro Joia (guitarra), considerado “um expoente na guitarra” e amplamente admirado, Ivo Martins (percussão), Ricardo J. Martins (guitarra portuguesa), João Frade (acordeão) e Rosa Escobar (viola d’arco), que tem realizado pesquisas sobre a tradição musicalenca.

Questionados sobre o processo de composição, os dois músicos explicaram que este ocorre enquanto estudam ou praticam. «Surge um acorde de que gostamos e começamos a trabalhar», disse André Ramos à Lusa.

«Sentar para compor nunca resulta. A inspiração surge depois de termos praticado ou estudado», complementou Luís Fialho.Sobre as suas composições, afirmaram que refletem «as muitas influências musicais, fundamentalmente latinas», que recebem, como Bossa Nova, Flamenco e Jazz, definindo o seu estilo como «música de fusão».

Luís Fialho começou a estudar guitarra com o pai, músico amador. Posteriormente, estudou guitarra no Conservatório de e aprofundou o estudo de flamenco. Também estudou contrabaixo na Academia dos Amadores de Música e Harmonia de Jazz com o músico José Eduardo.Nos anos 0, integrou a banda Opinião Pública e, na década seguinte, fez parte da original dos Entreas.


 

Alcoutim
Back to top button