
A Maior edição de sempre dos Dias Medievais
Para os responsáveis da câmara municipal de Castro Marim, a A 26.ª edição dos Dias Medievais, realizada na sede do concelho, «encerrou com um sucesso retumbante, atraindo milhares de visitantes entre os dias 27 e 31 de agosto para uma imersão na época medieval».
O evento, organizado pelo Município de Castro Marim, transformou a vila raiana num vibrante cenário do passado, utilizando o Castelo e o Forte de S. Sebastião como pontos focais desta recriação histórica.
As ruas de Castro Marim ganharam vida com a presença de figuras típicas da Idade Média, desde reis e rainhas a cavaleiros, mercadores, monges e artistas de rua, que animaram os cinco dias do evento.
A organização afirma ter apostado no rigor histórico e na segurança, «reforçando a presença de segurança privada e militar, equipas de intervenção médica rápida e um sistema de comunicação eficiente. A presença de técnicos equipados com desfibrilhadores reforçou o compromisso com o bem-estar dos participantes».
Para melhorar a experiência dos visitantes, a edição deste ano implementou melhorias nos parques de estacionamento, na rede elétrica do mercado medieval e na gestão dos tempos de espera.
O Castelo de Castro Marim albergou mais de 45 representações de artes e ofícios medievais, proporcionando um vislumbre da vida quotidiana da época.
Os torneios medievais a cavalo, que este ano contaram com a participação especial da Guarda Nacional Republicana, e as exposições de Instrumentos de Tortura e Punição e da Primeira Sede da Ordem de Cristo foram destaques da programação.
Os banquetes medievais, realizados à luz das tochas no interior do Castelo, esgotaram rapidamente, demonstrando a sua popularidade.
O tradicional desfile, que abriu e encerrou o evento, foi considerado uma das melhores oportunidades para os visitantes apreciarem a atmosfera medieval. A animação esteve a cargo de 30 grupos nacionais e internacionais, que garantiram um ambiente festivo e envolvente.
Com foco em toda a família, os Dias Medievais ofereceram diversas atividades para crianças, incluindo oficinas, jogos e carrosséis, assegurando espaços seguros e protegidos para os mais jovens.
Alinhado com as práticas sustentáveis, o evento continua a ser um EcoEvento, oferecendo um copo de barro único a cada edição, incentivando a redução de resíduos e o uso de materiais reutilizáveis.
O sucesso desta edição dos Dias Medievais de Castro Marim, sublinham, «deveu-se à colaboração entre o Município de Castro Marim, associações locais, juntas de freguesia e entidades parceiras, incluindo a RTP2, a Região de Turismo do Algarve, os municípios de Guérande e Cortegana e a Delta Cafés».
A autarquia antecipa a próxima edição, prevista para 2026, com a promessa de novidades e melhorias e expressou o seu agradecimento a todos os envolvidos na organização, destacando o empenho da comunidade e das associações locais.