CARNAVAL 2026

A Eurocidade do Guadiana e o Programa Desportivo para 2026

Complexo Desportivo

A Eurocidade do Guadiana, a congregar os municípios de Vila Real de Santo António e Castro Marim, em Portugal, e Ayamonte, em Espanha deu um passo crucial na consolidação do seu estatuto de Comunidade Europeia do Desporto, ao apresentar, em Madrid, o ambicioso programa desportivo delineado para 2026.

A apresentação decorreu num encontro de destaque promovido pelo influente jornal desportivo MARCA e pela ACES Europe, a Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto.

O território transfronteiriço foi representado por Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e líder da Assembleia Geral da Eurocidade.

O título de Comunidade Europeia do Desporto, atribuído anualmente pela ACES Europe, visa distinguir as melhores práticas na promoção da atividade física, na inclusão social e no desenvolvimento territorial.

A distinção serve de catalisador para a Eurocidade do Guadiana lançar um plano que combina competição de alto nível com a dinamização económica e o foco na formação.

O programa para 2026 é vasto e diversificado, totalizando 91 eventos desportivos. Destes, 16 terão um âmbito internacional, 5 serão de caráter nacional, 43 regionais e 27 eventos de cariz local. Esta matriz reflete o objetivo de projetar a região além-fronteiras, ao mesmo tempo que reforça o papel do desporto na coesão local.

Durante a sessão de apresentação, Álvaro Araújo fez questão de salientar que o título é já uma realidade no território, destacando que a região já é palco de eventos de grande projeção.

O autarca mencionou os Opens Internacionais de Ténis (ITF M25) e o Torneio Internacional de Desenvolvimento da UEFA Sub-16, que estão atualmente a decorrer no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

O presidente aproveitou ainda para reforçar a importância da região no panorama desportivo nacional, lembrando que a 18 de fevereiro o concelho será o ponto de partida para a primeira etapa da Volta ao Algarve, um evento que garante visibilidade internacional.

No encerramento da sua intervenção, Álvaro Araújo agradeceu à ACES Europe e ao Diario MARCA pela oportunidade de partilha do projeto e reafirmou o compromisso da Eurocidade em garantir que este reconhecimento se traduza num legado duradouro e benéfico para os três municípios.

ALERTA DE MAU TEMPO

Aviso de Mau Tempo

Cultura

Orquestra-do-Algarve

Apoie o FOZ – GUADIANA DIGITAL