O Município de Silves tomou uma posição firme na tentativa de resolver as profundas divergências institucionais que têm vindo a afetar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Silves (AHBVS), cuja instabilidade se tornou pública no final do ano transato.
Reconhecendo a relevância absolutamente essencial desta instituição de utilidade pública para a comunidade, a Presidente da Câmara Municipal, Luísa Conduto, convocou na passada quarta-feira uma reunião urgente nos Paços do Concelho. O objetivo era claro: promover a resolução das tensões existentes entre a Direção da Associação e o Corpo de Bombeiros.
A gravidade da situação refletiu-se na lista de presenças. O encontro não envolveu apenas o executivo municipal e os representantes de todos os órgãos sociais da AHBVS, mas também contou com a presença de figuras institucionais de peso, incluindo o Comandante e o 2.º Comandante Regionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve e o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.
O resultado mais significativo da reunião foi o compromisso expresso assumido pela liderança da AHBVS. Os órgãos sociais prometeram promover, nos termos estatutários e com a máxima celeridade, a convocação e realização de uma Assembleia-Geral (AG).
Esta instância própria de diálogo e tomada de decisões será a chave para implementar as soluções necessárias e garantir o regular funcionamento da Associação Humanitária, salvaguardando a história e o prestígio de uma instituição quase centenária.
Para tranquilidade da população, ficou também assegurada a continuidade operacional. Os bombeiros comprometeram-se, por sua vez, a garantir integralmente a manutenção dos dispositivos de resposta, assegurando o serviço de proteção e socorro às populações.
O Município esclarece, com base na informação da Proteção Civil, que a capacidade de resposta operacional no concelho de Silves se encontra “plenamente assegurada”, não estando a segurança das populações em causa.
A Câmara Municipal de Silves apela agora ao elevado sentido de responsabilidade institucional, à ponderação e ao compromisso construtivo de todos os intervenientes.
O objetivo é que sejam adotadas e concretizadas, com a maior brevidade possível, as medidas indispensáveis ao pleno restabelecimento da normalidade institucional, garantindo que o Corpo de Bombeiros possa continuar a cumprir a sua missão determinante na prevenção de sinistros e no socorro à população.



