
Formigas com asas após chuvas de Outono
Nos últimos dias, é possível que tenha reparado na presença de grandes quantidades de formigas com asas. Este fenómeno é natural e ocorre especialmente após dias quentes e chuvosos.
As formigas aladas não pertencem a uma espécie diferente, são machos e rainhas que desenvolvem asas durante o período de reprodução. Nesta fase, conhecida como “voo nupcial”, saem dos ninhos em grandes grupos para acasalar e dar início a novas colónias.
Este comportamento é mais frequente após dias quentes e húmidos, especialmente no início do Verão ou no Outono. Não há motivo para preocupação: trata-se de um processo natural e temporário, que normalmente dura apenas três a quatro semanas e não requer qualquer intervenção humana.
Nota científica:
Em algumas regiões do Algarve e Baixo Alentejo, estas formigas aladas são conhecidas popularmente por “agúdeas”. O nome científico da espécie mais associada a esta designação é Messor barbarus, também chamada de formiga-do-pão.
Esta espécie destaca-se pela recolha de sementes — atividade fundamental para o equilíbrio ecológico e para a dispersão de plantas. Durante o “voo nupcial”, as rainhas e machos alados de Messor barbarus emergem em grandes quantidades, aproveitando as condições de humidade e calor após as chuvas de outono.
O ciclo da espécie contribui para a renovação das colónias e reforça a importância das formigas no ecossistema mediterrânico, através da manutenção do solo e reciclagem de matéria orgânica.

