Algarve Aposta no Desenvolvimento Rural com o Programa PADRE II
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve 2021-2027, representada pela CCDR Algarve, formalizaram a assinatura do contrato para o PADRE II – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos 2025 – 2027.
O acordo, com uma dotação de 27,2 milhões de euros provenientes do FEDER, foi celebrado durante o Conselho Intermunicipal realizado na sexta-feira passada, 26 de setembro.
O PADRE II tem como foco principal os territórios rurais e de baixa densidade da região, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Plano de Ação de Desenvolvimento dos Recursos Endógenos (PADRE I), implementado entre 2014 e 2020.
O objetivo central do programa é promover a valorização e a dinamização destas áreas, impulsionando o seu desenvolvimento sustentável.
O plano assenta numa estratégia que visa a diversificação económica, a sustentabilidade ambiental e a capacitação da população local, com o intuito de incentivar a fixação de habitantes, fortalecer a resiliência e promover a coesão territorial. A ação do PADRE II está estruturada em cinco eixos principais:
Conservação da Natureza e Biodiversidade: Iniciativas focadas na proteção e preservação do património natural da região.
Criação de uma Rede de Aldeias Inteligentes: Implementação de novas tecnologias para estimular o desenvolvimento e a criação de oportunidades de emprego e de novas formas de ocupação nas áreas rurais.
Medidas Transversais: Consolidação e reforço das boas práticas implementadas durante o período de vigência do PADRE I.
Intervenções Estruturais Territoriais: Ações específicas para cada território, baseadas nos seus recursos endógenos mais relevantes.
Capacitação e Governança: Desenvolvimento de competências e capacidade de gestão, tanto para a implementação do plano como para os seus diversos intervenientes.
A coordenação estratégica e operacional do PADRE II será da responsabilidade da AMAL, assegurando a articulação entre o Conselho Intermunicipal, a AG Algarve 2030 (Autoridade de Gestão) e as entidades gestoras de Projetos Transversais.
José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve 2021-2027, expressou otimismo em relação ao sucesso do PADRE II, destacando a “articulação sempre muito boa entre a AG e a AMAL e a cooperação e colaboração que todos os municípios têm conseguido ao longo dos últimos anos”.
Composição da AMAL será alterada nas próximas eleições locais
A AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, é uma pessoa coletiva de direito público e natureza associativa, constituída pelos 16 municípios da região: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
Criada em 13 de março de 1992, a AMAL tem como missão potenciar o desenvolvimento dos municípios, reforçar e promover a identidade da Região do Algarve, através da articulação de interesses e da criação de sinergias.
A sua estrutura é composta pela Assembleia Intermunicipal, o Conselho Intermunicipal e o Secretariado Executivo Intermunicipal.