
Castro Marim reforça Investimento no bem-estar animal
Melhorias no Centro de Recolha Oficial
O Município de Castro Marim anunciou um reforço do seu compromisso com o bem-estar animal, através de investimentos significativos no Centro de Recolha Oficial Intermunicipal (CRO), localizado nas Soalheiras. A autarquia tem vindo a implementar diversas medidas com o objetivo de melhorar as condições de vida dos animais no concelho.
Nos últimos dois anos, foram realizadas cerca de 800 esterilizações de cães e gatos, uma ação considerada prioritária no controlo de colónias, como a existente em Altura, que recentemente beneficiou de melhorias estruturais, incluindo a aquisição de novas casas para gatos.
O investimento total neste período ascendeu a aproximadamente 90 mil euros, abrangendo medicação, cirurgias, microchips, alimentação, equipamentos de proteção individual para os funcionários e gestão de resíduos hospitalares.
Presentemente, está em curso um projeto de requalificação do CRO, com um investimento superior a 300 mil euros. Este projeto prevê a construção de um novo gatil, gabinetes de apoio, áreas de recobro, e a requalificação de uma zona do canil, com o objetivo de otimizar as condições de acolhimento e tratamento dos animais.
A Câmara Municipal de Castro Marim expressou o seu agradecimento aos funcionários, voluntários, cidadãos anónimos, ao grupo Jovens pelo Ambiente e à associação Guadi, pelo seu trabalho e dedicação contínuos em prol do bem-estar animal.
A autarquia apela à adoção responsável, incentivando os cidadãos a considerarem a adoção de um animal de estimação. Mais informações sobre o processo de adoção e os animais disponíveis no CRO podem ser obtidas através dos canais oficiais do Município de Castro Marim.