
A contrariar a sua posição como o concelho menos povoado de Portugal, Alcoutim, localizado no Algarve, destaca-se a nível nacional pelo elevado número de espetáculos ao vivo realizados por habitante.
Os dados foram revelados pela Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, num retrato abrangente dos municípios portugueses divulgado esta sexta-feira, a um mês das eleições autárquicas. Citamos o Jornal «Postal do Algarve» que analisou os dados.
Segundo a Pordata, Alcoutim registou 130 espetáculos ao vivo, um número notável considerando a sua baixa densidade populacional, estimada em quatro residentes por quilómetro quadrado. De acordo com a definição da Pordata, os espetáculos ao vivo englobam atuações de artistas em palco, excluindo eventos como bailes, cinema, desfiles, festivais gastronómicos e feiras.
O estudo da Pordata, que analisa um conjunto de 41 indicadores organizados por sete temas, oferece uma visão detalhada da realidade dos 308 municípios portugueses. Além do destaque de Alcoutim, o levantamento revela outras particularidades: