
No seguimento da celebração do Dia Mundial da Juventude, a 12 de agosto, o concelho de Castro Marim reafirmou o seu compromisso com a participação ativa e o desenvolvimento dos seus jovens, através de diversas iniciativas estendidas ao longo do mês de agosto.
As «Férias Ativas de Verão», que decorrem desde julho até ao final de agosto, oferecem a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos um leque diversificado de atividades, incluindo futsal, música, gaming, lasertag, arvorismo, skate, e iniciativas na Biblioteca Municipal e Piscina Municipal.
Uma das novidades deste ano é o projeto piloto “Tecnoaventuras 5.0”, que visa integrar a tecnologia na ocupação de tempos livres.
Em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a associação Young Link, o projeto “Tecnoaventuras 5.0” está a ser implementado em apenas 10 concelhos a nível nacional e aborda temáticas como robótica, programação, inteligência artificial e comunicação digital para crianças entre os 6 e os 10 anos.
O sucesso do projeto piloto levou à visita do vice-presidente do conselho diretivo do IPDJ, Paulo Santos, acompanhado pelo diretor regional Custódio Moreno, ao Centro Escolar de Altura, onde puderam observar o trabalho desenvolvido.
As Férias Ativas do Município de Castro Marim foram recentemente distinguidas com o prémio de excelência autárquica “Campo de Férias” pela Cidade Social.
Paralelamente, o projeto “Just a Change” está em curso, com o objetivo de reabilitar casas de pessoas vulneráveis no concelho.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a associação sem fins lucrativos de mesmo nome, conta com a participação de cerca de 30 voluntários, incluindo estudantes universitários, médicos, enfermeiros e designers. Através da renovação de habitações degradadas, o projeto visa dignificar as condições de vida e proporcionar esperança e estabilidade às famílias em risco. Atualmente, três casas estão a ser reabilitadas em Castro Marim, Corujos (Azinhal) e Corte Pequena (Odeleite), sob a supervisão de um especialista.
A segunda fase do programa “Jovens pelo Ambiente” também se encontra em andamento, com ações focadas na sustentabilidade, preservação ambiental e valorização do território. As iniciativas incluem a limpeza de espaços públicos e praias, a recolha de alfarroba, a experiência da salinicultura tradicional e a participação em atividades do Programa Bandeira Azul.