Barragem esteve a 130% em Badajoz >
Ambientefoz-destaques

Barragem esteve a 130% em Badajoz

A situação da barragem de Los Molinos, em Hornachos (Badajoz), ter atingido os 130% da sua capacidade foi um reflexo de chuvas extremas e intensas que ocorreram recentemente em toda ana região.

O valor acima de 100% indica que a barragem estava a operar com os seus aliviadores de água abertos, permitindo o escoamento controlado para evitar danos estruturais. As barragens são projetadas para lidar com situações de excesso de água através de aliviadores ou comportas que permitem o escoamento controlado. Quando a capacidade ultrapassa 100%, significa que a água está a ser liberada para manter a segurança da estrutura.

Chuvas intensas e prolongadas podem levar a um aumento rápido do nível de água, especialmente em bacias hidrográficas já saturadas e as barragens são projetadas para lidar com situações de excesso de água através de aliviadores ou comportas que permitem o escoamento controlado.

Quando a capacidade ultrapassa 100%, significa que a água está a ser liberada para manter a segurança da estrutura. Chuvas intensas e prolongadas podem levar a um aumento rápido do nível de água, especialmente em bacias hidrográficas já saturadas.

O aumento do caudal do Guadiana criou o risco causar inundações em áreas ribeirinhas, afetando comunidades, infraestruturas e ecossistemas e para tal estão mobilizadas as autoridades e as estruturas de vigilância.

Porém, o fluxo intenso pode provocar erosão das margens e alterar o leito do rio, impactando habitats aquáticose impactar a na Qualidade da Água. Além disso, as descargas rápidas podem transportar sedimentos, poluentes e detritos para o rio, afetando a qualidade da água, criando risco para Infraestruturastais como pontes. Outras estruturas próximas ao rio podem ser danificadas devido à força do fluxo.

    fontes El País. com FOZ e Copilot

    Alcoutim
    Back to top button
    PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com