A Feira Empreendedoras Algarve-Andaluzia
Eurocidade do Guadiana - Reportagem com Guadinforma
No Centro de Exposições e Congressos de Ayamonte ocorreu, dia 27, a Feira Euroempreendedoras Algarve-Andaluzia, um evento que reuniu cerca de uma centena de mulheres empresárias da região transfronteiriça.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, também presidente da Assembleia-Geral da Eurocidade do Guadiana, que sublinhou a importância da cooperação institucional e do apoio ao empreendedorismo feminino como motor de desenvolvimento.
A autarquia de VRSA esteve igualmente representada pelo vereador com o pelouro da Eurocidade, Fernando Horta.
A capacitação e a importância das mulheres como impulsionadoras do empreendedorismo, revela que são fundamentais no desenvolvimento de iniciativas económicas, demonstrando o seu papel central na criação de empresas.
A promoção da cooperação, entre Espanha e Portugal, conta com o projeto EURES transfronteiriço e procura reforçar a colaboração e a mobilidade do empreendedorismo feminino entre os dois países, estando a ser formada uma rede que beneficia ambos os lados da fronteira, enriquecendo as culturas e economias locais.
Comunidade e Colaboração e unidade como força de mudança conta com quase 80 empresas participantes na feira, tendo ficado demonstrado que juntas, as empresárias podem alcançar marcos importantes, superando desafios e criando um desenvolvimento sustentável, enfatizando a necessidade de trabalhar em conjunto para alcançar um impacto significativo no território.
Procuram um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável e este evento destacou que a cooperação entre iniciativas empresariais pode contribuir para um crescimento económico mais forte e mais sustentável na região.
Como principais vantadens, as mulheres podem promover o empreendedorismo nas suas comunidades, colaborar entre diferentes culturas e enriquecer a economia local.
Foi verificada a possibilidade de estabelecer ligações entre empreendedoras de diversas regiões e fortalecer as oportunidades de negócios, bem como criar espaços de colaboração e redes de apoio como pilar essencial para o crescimento e a inovação.
A integração cultural e económica pode ser um motor poderoso para o desenvolvimento regional e a aliança de esforços entre mulheres empreendedoras é fundamental para enfrentar os desafios económicos e sociais num contexto global.
A iniciativa de empoderamento das mulheres, no domínio económico, é fundamental, destacando que elas são o motor de muitas atividades empresariais.
O projeto transfronteiriço Eures na Andaluzia e no Algarve centra-se no empreendedorismo feminino, mostrando como estas iniciativas podem gerar um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
A Andaluzia colabora com a Eurocid del Guadiana (Eurocidade do Guadiana) para fortalecer a relação entre as mulheres em Espanha e Portugal.
Foram criadas redes que enriquecem ambas as culturas, mostrando que apesar das semelhanças, as nuances podem contribuir para o fortalecimento das comunidades de ambos os lados do Guadiana.
Organizada no âmbito do projeto Eures Transfronteiriço Andaluzia-Algarve, foi apresentada uma panóplia de produtos e serviços relativos à moda e turismo a cerâmica, formação, restauração, assessoria jurídica e alimentação, todos dinamizados por microempresas lideradas por mulheres do Algarve e da Andaluzia.
O evento incluiu, workshops, apresentações de livros, provas de vinhos e atividades culturais, incentivando a troca de experiências e a criação de novas redes de contacto.
A iniciativa, financiada pela União Europeia, reafirmou o compromisso com a valorização do talento feminino e o fortalecimento económico da região. Marcaram também presença representantes de entidades como o Instituto Andaluz da Mulher, a rede Europe Direct, a AJE e a Astarté.