DestaqueSaúde

Neurologista alerta para a Importância da Saúde Cerebral

Em todas as idades

Para o Dia Mundial do Cérebro, a celebrar a 22 de julho, a neurologista Inês Laranjinha, da ULS Santo António e em representação da Sociedade Portuguesa do AVC, sublinha a importância de estimular e proteger o cérebro em todas as fases da vida para prevenir o AVC e outras doenças neurológicas, como a demência.

Em declarações à imprensa, a especialista enfatizou que o cérebro, «o órgão mais fascinante do nosso corpo», é crucial para as funções vitais, o funcionamento dos outros órgãos e a nossa individualidade. Laranjinha alertou para as devastadoras sequelas que lesões cerebrais, como as causadas pelo AVC e pela demência, podem provocar, incluindo défices de força, sensibilidade, coordenação e cognitivos.

«As falhas cognitivas, de memória, raciocínio, comportamento e personalidade, têm um impacto quer no doente, quer na sua família e cuidadores, porque cursam com frequência com maior dependência no dia a dia e alteração da identidade própria», explicou a neurologista.

O foco, segundo Laranjinha, deve ser a prevenção do dano cerebral. No caso do AVC, a prevenção passa por controlar fatores de risco como a hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Relativamente à demência, a especialista destacou que quase metade do risco é modificável, apontando medidas preventivas específicas para cada faixa etária:

  • Infância: Incentivar a escolaridade.
  • Adultos: Praticar atividade física regular, corrigir a falta de audição e tratar doenças cardiovasculares.
  • Idosos: Promover a socialização e corrigir a falta de visão.

Com o tema deste ano do Dia Mundial do Cérebro a ser “Saúde do Cérebro para todas as idades”, Inês Laranjinha conclui, apelando a que se estime a saúde do cérebro em todos os momentos da vida, “para tornar cada um deles memorável”.

Alcoutim
Mostrar mais
Back to top button