Beliche e Odeleite com descargas controladas >
Castro MarimGuadiana

Beliche e Odeleite com descargas controladas

Autarcas acompanham os trabalhos

O Município de Castro Marim e a Proteção Civil, concelho onde se situam importantes barragens para o abastecimento da região do Algarve, acompanharam de perto as descargas controladas das barragens de Odeleite e Beliche

«Após vários anos em seca e com os valores muito abaixo do normal, as chuvas deste inverno aumentaram a quantidade de água acumulada nas barragens de Odeleite e Beliche, chegando a números que obrigaram a proceder a descargas controladas temporárias na terça-feira, dia 18 de março», informa a autarquia.

Depois de uma sirene de aviso que durou quatro minutos, as duas barragens abriram as suas comportas e iniciaram as suas descargas, acompanhadas de perto pelo executivo da Câmara Municipal de Castro Marim, pela Proteção Civil, Águas do Algarve e Agência Portuguesa do Ambiente.

Beliche - Odeleite - descargas

Estas descargas controladas de água das barragens contribuem positivamente «a nível ambiental e de sustentabilidade para a limpeza das ribeiras e para o controlo dos caudais, devendo-se a um plano profissional de que terá que existir uma maior capacidade de encaixe para as chuvas que ainda estão por vir».

Se nas margens da ribeira de Odeleite é mais fácil conter a água das descargas, já na ribeira de Beliche se verifica um maior alargamento das mesmas.

Para a aldeia de Odeleite, este acontecimento é duplamente feliz, uma vez que para além de ‘acordar’ o cenário da ribeira cheia de água, é também a garantia de que todas aquelas águas paradas e limos terão um varrimento e até os finos do próprio leito serão revolvidos e transportados.

fotos: CM Castro Marim
Alcoutim
Back to top button
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com